Divulgação/Rodrigo Coca/Agência Corinthians – Richard pelo Corinthians

O Athletico Paranaense está tentando a contratação do volante Richard, 26 anos, do Corinthians. Ele não vem sendo aproveitado no clube paulista e pode ser emprestado para o Furacão. A informação foi divulgada pelo site Tretis

Richard foi o segundo melhor volante do Campeonato Brasileiro de 2018 no ranking WhoScored, com nota média 7,22, ficando atrás apenas de Rodrigo Dourado (Internacional). Na época, ele defendia o Fluminense.

Para conseguir a contratação, o clube paranaense precisa anular a punição imposta pela Fifa. Na decisão do “Caso Rony”, o Athletico ficou suspenso no mercado da bola e não pode registrar novos jogadores nas duas próximas janelas de transferência.  Clique aqui para saber mais sobre o caso.

Em nota, o clube avisou que vai tentar reverter a punição, mas não deu detalhes. Duas hipóteses são cogitadas nos bastidores. Uma é a tentativa de acordo com o Albirex Niigata, clube do Japão que acionou a Fifa, protestando contra a quebra de contrato de Rony. Outra é entrar com recurso, levando o caso para última instância da justiça esportiva: a Corte Arbitral do Esporte. Junto com o recurso, que pode demorar meses para ter seu mérito julgado, o clube paranaense pode entrar também com um pedido de “efeito suspensivo” ou “liminar”, ou seja, solicitando dessa forma que a punição seja suspensa provisoriamente até o julgamento definitivo do caso.

O JOGADOR
Richard, 26 anos, surgiu no Comercial, de Ribeirão Preto (SP). Em 2016, foi contratado pelo Atlético Sorocaba (SP) e, no mesmo ano, pelo Atibaia (SP).

Em 2018, o Fluminense comprou o jogador do Atibaia por cerca de R$ 750 mil. A boa atuação no Brasileirão 2018 valorizou o passe do volante.

Em 2019, o Corinthians pagou cerca de R$ 8 milhões ao Fluminense por Richard. No entanto, só teve quatro chances como titular em 2019 no clube paulista e acabou emprestado ao Vasco para o Brasileirão 2019.

DESEMPENHO
Richard foi o sexto melhor jogador do Vasco no Brasileirão 2019, com nota média 6,82. O jogador atua como volante. Também já jogou como médio-centro (segundo volante). Em comparação com Wellington, titular da posição no Athletico, Richard tem desempenho melhor nas principais estatísticas de desempenho. Veja a comparação:

DESEMPENHO DE RICHARD E WELLINGTON NO BRASILEIRÃO

Estatísticas do WhoScored, contando as edições de 2013 a 2019

Jogador

Passes certos

Passes decisivos

Duelos aéreos

Desarmes

Faltas cometidas

Passes por jogo

Richard

88,3%

0,5

1,7

2,4

1,5

49,6

Wellington

86,6%

0,6

0,7

1,4

1,9

40,6

 

OS NÚMEROS DE RICHARD E WELLINGTON NO BRASILEIRÃO

Contando as edições de 2013 a 2019

Jogador

Jogos

Gols

Assistências

Cartões amarelos

Expulsões

Richard

70

3

2

15

0

Wellington

144

2

1

53

1