Reprodução/USLsoccer.com – Pierre da Silva é destaque no site da USL

O Athletico Paranaense decidiu usar ‘créditos’ acumulados ao longo dos anos para contratar três jogadores com menos de 21 anos de idade. Um deles é o atacante Pierre da Silva, que completa 21 anos em julho. Ele pertence ao Orlando City, dos Estados Unidos, mas estava defendendo o Saint Louis FC, do mesmo país. Os outros dois são os volantes Renan Silva, 17 anos, e Vitor Hugo, 15 anos, do Vila Nova.

A tendência é que Pierre integre o time de aspirantes, que disputa o Campeonato Paranaense e é comandado pelo técnico Rafael Guanaes. Os outros dois devem seguir para as categorias de base no CT do Caju.

Para trazer o trio, o Athletico resgatou ‘créditos’. O clube paranaense tem uma parceria com o Orlando City. Em 2017, por exemplo, emprestou o zagueiro Léo Pereira para o clube dos Estados Unidos. Agora, o Furacão vai receber Pierre da Silva, que joga nas quatro posições ofensivas do esquema tático 4-2-3-1: centroavante, meia-atacante centralizado, extremo pela direita e extremo pela esquerda.

Pierre nasceu em Nova Iork, filho de um brasileiro e uma peruana. Começou em clubes menores dos Estados Unidos até chegar ao Orlando City, que disputa a principal liga do país, a Major League Soccer (MLS). No entanto, ele só disputou três partidas pela MLS e passou a maior parte da carreira jogando na USLC (United Soccer League Championship).

No país norte-americano não há um sistema de acesso e rebaixamento. A MLS é a principa força. No segundo escalão, estão a USLC e a NASL.

Pela USLC, Pierre soma 52 jogos, seis gols e sete assistências. Em 2017, foi eleito destaque sub-20 da temporada pelo site Uslsoccer – clique aqui para ver.

“Há poucos jogadores com sua habilidade com a bola e o fato de estar sempre no topo das assistências da USL claramente mostram sua habilidade de enxergar além dos demais”, escreveu o site TopDrawerSoccer.com.

Em 2015, Pierre chegou a disputar o Mundial Sub-17 pela seleção dos Estados Unidos. No entanto, só atuou nos sete minutos finais de uma partida.

O jornalista Adrián Cabrejo, do site Dechalaca, do Peru, também elogiou as habilidades do jogador. “Se trata de um atacante forte que pode ir para o choque, sem problemas. Não é um centroavante, no sentido da palavra, porque também pode recuar alguns metros para jogar como um ponta de lança ou pela ponta-esquerda”, explicou.

VILA NOVA
Já os outros dois novatos vieram como parte do pagamento de uma dívida do Vila Nova com o Athletico, pelo empréstimo do goleiro Vinícius (hoje com 33 anos e no Mixto-MT) em 2013. A dívida estava chegando a R$ 1,5 milhão. “Apesar das críticas que as categorias do Vila (Nova) sofrem por não terem resultados em campo, o resultado mais importante e efetivo para o clube é revelar os jogadores e, apesar de todas as dificuldades, temos conseguido. O Renan é um jogador que despertou o interesse de vários clubes, o que nos surpreendeu. Nós ficamos felizes por saber que grandes clubes tiveram um interesse de verdade no jogador. O Athletico foi o clube que nos fez uma proposta melhor e nós tínhamos uma pendências com eles desde 2013. Isso foi se arrastando e criou um valor muito grande. Conseguimos resolver essa situação que nos incomodava muito e já estava em fase de penhora. Nós ainda vamos ficar com 30% deste atleta. Então, foi uma situação muito vantajosa para o clube”, explicou o presidente do clube goiano, Ecival Martins, para a Rádio Sagres 730.