Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak – Poveda (à esquerda) comemora gol no Estádio do Pinhão

O Athletico Paranaense venceu por 3 a 1 o Goiás, nessa quinta-feira (dia 30) à tarde, no Estádio Municipal do Pinhão, em São José dos Pinhais, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Os gols foram marcados pelos atacantes Poveda (20 anos), Pedrinho (19 anos, emprestado pelo Oeste) e Vinícius Mingotti (19 anos, ex-São Paulo).

Na primeira rodada, o Athletico perdeu por 3 a 2 para o Coritiba, no Couto Pereira. Na próxima rodada, recebe o Grêmio, em 7 de junho, na Arena da Baixada.

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida.

O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória. O Coritiba está no Grupo A, junto com Paraná Clube, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando 8 jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

Os jogadores que atuarem pelo time de aspirantes podem integrar o elenco principal a qualquer momento.

Athletico 3×1 Goiás
Athletico: Bento; Khellven, Walber, Gabriel Fornari e Abner (Pedrinho); Geovane (Welligton Rocha), Demethryus (Brener) e Luiz Fernando (Vinicius Mingotti); Jáderson, Kleiton e Poveda (Pierre). Técnico: Rafael Guanaes
Goiás: Marcelo Rangel; Yago, Guilherme Rocha, Alan e Rodrigues; Resende, Madison e Miguel Figueira; Ratinho, Thalles e Verza. Técnico: Augusto César
Gols: Miguel Figueira, aos 9’ do 1º tempo, Poveda, aos 41’ do 1º tempo; Pedrinho, aos 21’ do 2º tempo; Vinicius Mingotti, aos 28’ do 2º tempo
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Local: Estádio Municipal do Pinhão, em São José dos Pinhais

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Athletico foi eliminado na primeira fase, após um empate e três derrotas. Ficou em último lugar do grupo, atrás de Santos, Atlético-MG, Botafogo e Grêmio.

Em 2018, o Athletico caiu na segunda fase. No total, somou 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas na edição do ano passado. O São Paulo acabou conquistando o título, derrotando o Inter na final.