Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação – Dudu e Lucho Gonzu00e1lez

O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 0 o Palmeiras, nessa quarta-feira (dia 5) à noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 11º lugar, com 27 pontos. O time paulista está na 3ª colocação, com 43 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O jogo era o duelo de dois dos quatro times que estavam há mais tempo sem perder no Brasileirão. Ambos chegaram com invencibilidade sete rodadas. Agora, o Palmeiras chegou a oito. São Paulo e Inter também começaram essa rodada com sete partidas de invencibilidade.

Contando também a Copa Sul-Americana, o Atlético sustentava uma série invicta de nove jogos. 

O técnico Felipão segue invicto no clube paulista, agora com cinco vitórias e dois empates.

TÉCNICO
O técnico Tiago Nunes soma agora sete vitórias, quatro empates e duas derrotas no comando do time principal do Atlético. 

ESCALAÇÃO DO ATLÉTICO
Tiago Nunes fez duas mudanças no time. Bruno Nazário substituiu Raphael Veiga, suspenso. E Lucho González volta a ser titular, no lugar de Bruno Guimarães, por opção do técnico Tiago Nunes. O desfalque era Marcelo Cirino, em recuperação. No banco de reservas, a novidade era o zagueiro Paulo André, recuperado de lesão. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre.
 
ESCALAÇÃO DO PALMEIRAS
No Palmeiras, os desfalques eram Weverton, Luan, Diogo Barbosa, Hyoran, Guerra e Scarpa. Felipão usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Palmeiras mostrou muita força e organização na marcação. Era difícil trocar passes e encontrar espaços para jogar. Mesmo assim, o Atlético teve paciência e encontrou brechas. Enquanto o time paulista só incomodou com arrancadas de Dudu, a equipe paranaense teve boas triangulações no setor ofensivo, movimentação inteligente de Lucho González e apoio qualificado dos laterais. Na primeira etapa, os times não criaram chances reais de gol, mas construíram algumas boas jogadas ofensivas (duas do Palmeiras e quatro do Atlético).

SUBSTITUIÇÕES
Na volta do intervalo, Felipão trocou de volante: tirou Thiago Santos e colocou Bruno Henrique. Aos 16, troca de meias no Atlético: saiu Nazário e entrou Guilherme. Aos 19, saiu Borja e entrou Dyverson no time paulista. No Furacão, também aos 19, Renan Lodi foi substituído por Márcio Azevedo. Os esquemas não mudaram nas duas equipes. Aos 36, Tiago Nunes tirou o lateral Jonathan e colocou o ponta Rony. Com isso, o ponta Marcinho foi improvisado na lateral-direita. Aos 42, Dudu deixou o jogo e entrou Jean.

SEGUNDO TEMPO
As substituições mudaram radicalmente o jogo. O Palmeiras passou a ganhar mais duelos individuais e a levar perigo nas jogadas pelas pontas. O Atlético começou a errar demais na saída de bola e também no setor ofensivo. Aos 25, o time paulista fez 1 a 0, em contra-ataque. Deyverson lançou Willian nas costas da defesa. Ele chutou no canto e marcou. Aos 47, pênalti para o Palmeiras, quando Santos derrubou Willian. Moisés cobrou e converteu: 2 a 0.

ESTATÍSTICAS
Em 90 minutos, o Atlético somou 7 finalizações (1 certa), 52% de posse de bola, 80% de eficiência nos passes e 6 escanteios. O Palmeiras arrematou 9 vezes (3 certas) e teve 48% de posse de bola, 79% de eficiência nos passes e 6 escanteios. Os dados são do WhoScored.

PALMEIRAS 2 x 0 ATLÉTICO-PR
Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Felipe Melo e Thiago  Santos (Bruno Henrique); Dudu (Jean), Moisés e Willian; Borja (Deyverson). Técnico: Felipão
Atlético-PR: Santos; Jonathan (Marcinho), Zé Ivaldo, Léo Pereira e Renan Lodi (Marcio Azevedo); Wellington e Lucho González; Marcinho, Bruno Nazário (Guilherme) e Nikão; Pablo. Técnico: Tiago Nunes
Gols: Willian (25-2º) e Moisés (49-2º)
Cartões amarelos: Dudu (P). Renan Lodi, Wellington (A).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 24.601 pagantes
Local: Allianz Parque, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

15 – Falta na esquerda. Dudu lança para a área. Antônio Carlos cabeceia para fora.
18 – Marcinho chuta de fora da área. Prass segura quase no centro.
22 – Pablo toca para Bruno Nazário, no canto da área. Ele chuta cruzado. A bola passa perto.
23 – Marcinho cruza rasteiro. Nikão chuta perto, ao lado.
25 – Falta na direita. Dudu cruza. Thiago Santos cabeceia perto.
30 – Dudu cruza rasteiro. Jonathan tira de carrinho. Borja pega o rebote e chuta. Zé Ivaldo bloqueia.

Segundo tempo
1 – Willian cruza. Borja tenta o voleio na área, mas erra a bola.  
2 – Léo Pereira sai jogando errado. Willian sai na cara do gol, mas Zé Ivaldo trava o chute na última hora.
22 – Deyverson invade a área e chuta cruzado. Santos segura.
25 – Gol do Palmeiras. Contra-ataque. Deyverson lança nas costas da defesa. Willian parte livre e toca no canto.
35 – Pablo arrisca de fora da área. A bola vai para fora.
38 – Willian dá belo toque. Deyverson recebe nas costas da defesa e chuta. Santos espalma.
47 – Willian recebe lançamento e é derrubado na área ao tentar driblar Santos. Pênalti.
49 – Gol do Palmeiras. Moisés cobra no canto e marca.