Divulgação – Desde 2013

Madrugada de sábado. Enquanto a maior parte da população dorme (e outros, mais boêmios, se preparam para deitar) um grupo de pessoas está acordando. Às cinco horas eles têm de pegar o ônibus que sairá de Curitiba rumo ao cais em Paranaguá, no litoral paranaense, onde um barco alugado os levará para ilhas distantes da Baía de Guaraqueçaba. Mas não se trata de turismo, como se pode verificar pelo material odontológico e para atendimentos emergenciais de saúde e remédios. É uma ação voluntária, realizada de três a quatro vezes por ano, com cerca de 40 voluntários participando da ação a cada edição.
Criado há cinco anos, o Instituto Barco Sorriso presta serviços que o poder público tem dificuldade para realizar nas comunidades litorâneas, oferecendo atendimento médico, odontológico e atividades recreativas a populações que vivem mais isoladas, distantes dos olhos do Estado. 
Para a comunidade, a consulta, o tratamento e os remédios usados no local são de graça. Ainda são oferecidas orientações de saúde geral, cuidados com higiene pessoal e escovação dos dentes. Para garantir que a sensibilização tenha continuidade prática, em casa, os voluntários entregam kits de higiene com escova, creme dental, fio dental e sabonete para cada integrante da família. 
Desde 2013, foram realizadas  16 viagens, com 1.698 atendimentos prestados e 70 próteses totais ou parciais entregues. Em média são distribuídos 240 kits de higiene pessoal por ação. Dezesseis comunidades do litoral já receberam a visita dos voluntários do Barco Sorriso. E agora o objetivo é que o projeto, formalizado em outubro deste ano com a criação do Instituto Barco Sorriso, entre em fase de crescimento.
“O projeto inicialmente funcionava três vezes ao ano. Este ano iniciamos uma quarta viagem. Vamos sempre nas mesmas comunidades, mas toda vez descobrimos mais comunidades, até comunidades indígenas”, relata Bruno Castilhos, dentista e voluntário no Barco Sorriso. 
O projeto do Barco Sorriso começou com uma advogada que conheceu uma comunidade durante uma ação beneficente chamada Mutirão da Alegria, que arrecada e leva doces para crianças em comunidades carentes. Como ela percebeu o estado dos dentes das crianças, reuniu 20 voluntários para a primeira expedição.


Jantar de Aniversário para apoiar a continuidade do projeto
Para o ano que vem, a intenção é ampliar o reconhecimento do projeto e levar as ações para outras regiões do país. Todos os serviços são custeados com doações de empresas e de pessoas físicas. Uma das iniciativas mais importantes neste sentido é o Jantar de Aniversário, aberto à comunidade em geral e com renda destinada para as ações do próximo ano. 
Em 2018, o Jantar de Aniversário – 5 Anos está marcado para o dia 23 de novembro, próxima sexta-feira, no Buffet du Batel, em Curitiba, a partir das 20 horas. Os ingressos estão sendo vendidos com antecedência e custam R$ 65,00. Será uma confraternização com os 300 voluntários que já passaram pelo Barco Sorriso, seus familiares e parceiros. Além de cardápio diferenciado haverá serviços de bar e atrações especiais como a banda Bigode Groove e DJs convidados.
Se estiover interessado em participar, entre em contato com os responsáveis pelo projeto por meio do Facebook ou do Instagram, uma vez que são os próprios voluntários que estão vendendo as entradas que restaram. O valor de R$ 65 inclui toda a parte da alimentação, enquanto as bebidas serão cobradas à parte.
 


Serviço
Instituto Barco Sorriso

O que é: Iniciativa integralmente voluntária que leva atendimentos odontológicos e médicos e educação em saúde às comunidades litorâneas isoladas, em especial crianças e idosos.
Como funciona: Quatro vezes por ano um grupo de 40 a 45 voluntários de Curitiba parte rumo ao Litoral para atender a população de comunidades litorâneas isoladas. Antes, os profissionais passam por uma capacitação, uma espécie de triagem, onde é padronizado o atendimento que será ofertado gratuitamente
Voluntários: O projeto anuncia via Facebook antes de abrir inscrições para voluntários. Além de dentistas e médicos, recreadores, ajudante geral, fotógrafo e outras atividades também exigem atuação voluntária a cada ação
Doações: Como o funcionamento de todo o projeto ocorre por meio de doações, a entidade volta e meia precisa de doação de alimentos, materiais odontológicos e doações financeiras. Sempre que algo é necessário, a empresa avisa a sociedade por meio das redes sociais, pedindo doações.
Site: www.barcosorriso.com.br
Facebook: www.facebook.com/BarcoSorriso
Instagram: www.instagram.com/Barco.sorriso/