Resumo do dia

Bem rapidinho: o que foi notícia nesta terça-feira, 14 de setembro

Com melhora dos indicadores de Covid, Paraná acaba com 'toque de recolher' e libera eventos até 1.000 pessoas

O recrudescimento da pandemia da Covid-19 com a diminuição do número de casos confirmados e da ocupação de leitos hospitalares permitiu ao Governo do Paraná alterar as medidas restritivas de combate ao vírus. Entre outras ações, o decreto nº 8.705/2021, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (14), permite a livre circulação no período da madrugada e também revoga a proibição de venda de bebida alcoólica no mesmo período.

 

Paraná confirma mais 26 casos e nove óbitos da variante Delta. Veja onde foram registrados

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (14) mais 26 casos e nove óbitos da variante delta e suas sublinhagens no Paraná. Agora, o Paraná soma 162 casos e 38 óbitos. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Saúde faz repescagem de vacina anticovid em Curitiba nesta quarta-feira

Com a chegada de nova remessa de imunizantes contra a covid-19 a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará a repescagem, nesta quarta-feira (15), para os nascidos entre os anos de 2000 até o dia 15 de setembro de 2003, aqueles que estarão completando 18 anos no dia da vacinação. Também serão vacinados gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, com declaração médica.

 

Curitiba registra 16 mortes e 345 casos de Covid-19; Saúde desativa mais leitos de UTI

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça-feira (14), 345 novos casos de covid-19 e 16 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Treze destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são 12 homens e 4 mulheres, com idades entre 27 e 96 anos. Seis pessoas tinham menos de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 7.349 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Justiça nega matrícula de estudantes retirados da lista de aprovados no vestibular da UFPR

A juíza Vera Lúcia Ponciano, da 6ª Vara Federal em Curitiba negou em decisão desta terça (14) a antecipação de tutela para os 31 estudantes que foram retirados da lista de aprovados no vestibular após erro da Universidade Federal do Paraná (UFPR).A decisão foi apenas sobre o pedido para ingresso na universidade e não sobre possível dano moral. Cabe recurso à decisão.

 

Bolsonaro vem ao Paraná para atos públicos e 'motociata' nos dias 24 e 25

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem ao Paraná nos próximos dias 24 e 25, para "motociatas" em três cidades na região dos Campos Gerais. A visita foi confirmada pela deputada federal paranaense Aline Sleutjes (PSL), aliada de Bolsonaro.

 

Deputados criticam silêncio de Greca sobre morte de jovem em confronto com a guarda

Deputados estaduais criticaram, na sessão de hoje da Assembleia Legislativa, o silêncio do prefeito Rafael Greca (DEM), sobre o caso de Mateus Silva Noga, de 22 anos, que morreu baleado em um confronto com a Guarda Municipal, no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, no último final de semana. Os parlamentares questionaram o fato de Greca não ter se pronunciado sobre o tema até agora.

 

Assembleia confirma aval para ensino domiciliar no Paraná

A Assembleia Legislativa confirmou nesta terça-feira (14) a aprovação em segundo turno, por 38 favoráveis e oito contrários, do projeto que regulamenta o ensino domiciliar – o chamado “homeschooling” - no Paraná. A proposta – assinada por 35 deputados – permite que pais e responsáveis deixem de matricular seus filhos na escola, promovendo o aprendizado deles em casa.

 

Polícia Civil divulga imagens de homicídio em Curitiba

A Polícia Civil do Paraná divulgou nesta terça-feira (14) imagens de homicídio contra um homem não identificado, de aproximadamente 30 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira (14), no bairro Ganchinho, em Curitiba.

 

Em vídeo, Temer ri de imitação de Bolsonaro em jantar com empresários e políticos

Ao lado de políticos e empresários, o ex-presidente Michel Temer (MDB) aparece em vídeo dando risada de uma imitação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O conteúdo viralizou nas redes sociais. O jantar ocorreu na casa do empresário Naji Nahas após a ida de Michel Temer a Brasília para ajudar Bolsonaro a escrever uma carta institucional. No vídeo, também aparecem o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab; o presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad; e o jornalista, apresentador e diretor da GloboNews, Roberto D'Ávila.

 

Informe da dengue registra 50 novos casos da doença no Paraná, dois no Litoral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (14) o boletim semanal da dengue. O documento registra o total de 50 novos casos da doença no Paraná, confirmados em Foz do Iguaçu (21), Medianeira (6), Maringá (5), Londrina (2), Cambé (2), Assaí (2), Umuarama (2), Pérola (2), Uraí (1), Jataizinho (1), Paiçandu (1), Nova Esperança (1), São Jorge do Patrocínio (1), Cafelândia (1), Paranaguá (1) e Guaratuba (1). Há ainda, 1.374 casos em investigação e nenhum óbito neste período.