Série B

Benítez é o reforço que mais jogou pelo Coritiba em 2018

C\u00e9sar Ben\u00edtez e Alvarenga
C\u00e9sar Ben\u00edtez e Alvarenga (Foto: Geraldo Bubniak)

O lateral-direito César Benítez, 27 anos, é o reforço contratado em 2018 que mais vezes jogou pelo Coritiba na temporada. Ele atuou em 13 partidas no ano (11 como titular). Entre todos os jogadores do elenco, porém, o paraguaio é apenas o 10º com mais atuações em 2018. Os mais utilizados são remanescentes da temporada 2017 ou novatos promovidos das categorias de base. 

Os dados mostram que os reforços ainda não se firmaram no clube na temporada. A diretoria já trouxe 11 contratações. Seis vieram após o Paranaense e são apostas para a Série B: os meias Jean Carlos e Chiquinho, o lateral-esquerdo Abner, o volante Vinícius Kiss, o centroavante Bruno Moraes e o lateral-direito Carlos Cesar. Com exceção de Carlos Cesar, que está lesionado, os outros cinco foram titulares nas duas rodadas da Série B. E treinaram no time principal para a estreia do técnico Eduardo Baptista, que será nesta sexta-feira (dia 27), contra o Criciúma, no Couto Pereira.

No treinamento de segunda-feira (dia 23), Baptista sacou Benítez da equipe e testou Vinícius Kiss improvisado na lateral-direita. Entre os reforços contratados no início do ano, o único que pode ser titular com o novo técnico é o zagueiro Alex Alves. Os demais (Pablo, Simião, Alvarenga e Alan Costa) seguem com pouco espaço no time. 

Se os reforços não vingaram durante o Campeonato Paranaense, os pratas-da-casa foram muito aproveitados. Dos seis jogadores que mais atuaram pelo Coritiba em 2018, cinco foram revelados nas categorias de base: o volante Julio Rusch (19 jogos), o ponta Guilherme Parede (17), o zagueiro Thalisson Kelven (16), o meia Thiago Lopes (16) e Romércio (15). 

O Coritiba disputou 21 jogos na temporada 2018 – 15 pelo Paranaense, quatro pela Copa do Brasil e dois pela Série B. O goleiro Wilson foi quem mais jogou, com 20 atuações.

REFORÇOS QUE MAIS JOGARAM
Pelo Coritiba, na temporada 2018
Jogador (posição) Jogos
C.Benítez (lateral) 13
Pablo (ponta) 9
Simião (volante) 9
Alvarenga (ponta) 5
Alex Alves (zagueiro) 4
Alan Costa (zagueiro) 3

Bruno Moraes (centroavante) 2
Jean Carlos (meia) 2
Abner (lateral) 2
Vinícius Kiss (volante) 2
Chiquinho (meia) 2
Carlos Cesar (lateral) 0

QUEM MAIS JOGOU
Pelo Coritiba, na temporada 2018
Wilson (goleiro) 20
Julio Rusch (volante) 19
G. Parede (ponta) 17
Thalisson K. (zagueiro) 16
Thiago Lopes (meia) 16
Romércio (zagueiro) 15
Alecsandro (centroavante) 15
Iago Dias (ponta) 14
João Paulo (volante) 14