A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR que representa mais de 20 mil empresas de transporte de cargas em todo o Estado, divulga carta aberta em apoio ao ‘Movimento Cívico e Democrático’, previsto para ocorrer no próximo dia 7 de setembro em todo o Brasil. Salienta que essas manifestações precisam ser pacíficas, ordeiras e que permitam a construção de um Brasil melhor para todos.

Segundo a Entidade, este momento deve servir de reflexão para todos os brasileiros, para que a democracia seja preservada no direito da liberdade de manifestação e para que haja independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, não havendo sobreposição entre eles, mas sim a harmonia, para que no conjunto, a sociedade brasileira possa ser atendida em suas necessidades.

Nos últimos tempos a Federação vem acompanhando com preocupação a relação conflituosa que se estabelece entre os Poderes da República, o que vem gerando deformidade do papel de cada um deles em nossa sociedade.

Dentro deste contexto, a entidade repudia o viés político adotado pelo Poder Judiciário brasileiro, assim como* a omissão de posição da Câmara e do Senado Federal diante de seus papeis institucionais*, e o poder Executivo, que precisa permitir a fluidez de melhor diálogo. Essas atitudes demonstram desarmonia entre os Poderes e quem perde é o Brasil e o os brasileiros.

Por isso, para o setor de transporte de cargas do Estado do Paraná é inegociável a necessidade de que haja harmonia e respeito entre os Poderes da República, principalmente o direito constitucional à LIBERDADE DE EXPRESSÃO de qualquer cidadão, respeitando as leis e o papel fundamental de cada um para que a democracia brasileira se solidifique cada vez mais, dia a dia, ano a ano.

Neste sentido, no dia da Independência do Brasil, 07 de Setembro – comemorado na próxima terça-feira, se tem a oportunidade de sairmos mais maduros, com o direito de cada cidadão de manifestar-se ciente dos de seus papéis e cobrando para que os Poderes da República também o façam sua representatividade que lhe cabe.

Sérgio Malucelli é presidente da FETRANSPAR