Franklin de Freitas – José Santana de Souza e seu irmão ajudaram a calçar a Voluntários da Pátria na década de 70

A Rua Voluntários da Pátria passa por revitalização desde julho deste ano. Nos 330 metros entre as praças Rui Barbosa e Osório, onde se inicia a Rua XV de Novembro, a Rua Voluntários da Pátria passa por requalificação total. Nesse trecho de intenso fluxo de pedestres, a rua é elevada ao nível da calçada, que serão alargadas para implantação de uma faixa de acessibilidade.

Na outra parte da calçada, será preservado o piso original em petit-pavé, com os tradicionais desenhos de rosáceas. Boa parte do trabalho de revitalização da Rua Voluntários da Pátria é artesanal, como a colocação do petit-pavé. E aí a obra encontra a história e a arte.

Na Voluntários da Pátria está hoje o trabalho das mesmas mãos caprichosas dos irmãos e mestres dos mosaicos portugueses Sebastião e José de Souza. Junto com outros calceteiros, eles estão reconstruindo o petit-pavé que eles mesmos fizeram na mesma via há quase 50 anos. Um dos primeiros e dos muitos trabalhos feitos pelos irmãos na capital paranaense.

“Começamos lá pela Rua João Negrão, depois na Pedro Ivo e chegamos aqui na Voluntários. Acho que foi no final de 1960 ou começo de 70”, lembrou Sebastião, 65 anos. Nesta seguna-feira (4), José, 62 anos, encerrava mais uma parte da instalação do mosaico de petit-pavé. “Trabalho há 46 anos com isso”, contou.

De família de calceteiros, aprenderam o ofício em Ponta Grossa, distante a 100 quilômetros de Curitiba. Na Capital chegaram ainda jovens, e carregam no currículo o tradicional calçadão da Rua XV de Novembro, as calçadas em ondas do Teatro Guaíra, da Praça Rui Barbosa, da Generoso Marques e tantos trechos que estão sob os pés dos curitibanos até hoje.

Os irmãos defendem a arte da calcetaria com afinco e conhecimento de causa. Trabalham no mesmo ofício desde os 15 anos. “As pessoas confundem, não somos pedreiros, somos calceteiros, que é muito diferente”, falou José.

“Amo meu trabalho e acho mesmo que de calçadas de passeio elas são as melhores. Veja o petit-pavé da Santos Andrade (praça), tem mais de 40 anos e estão do mesmo jeito”, disse Sebastião de Souza.