Tom neutro permite uma infinidade de combinações sem perder a sofisticação

Versatilidade, atemporalidade e elegância são apenas alguns dos motivos pelos quais o cinza se tornou a cor queridinha do momento. Das passarelas de alta-costura aos mais básicos itens do dia a dia, não há como negar que a cor caiu no gosto dos consumidores. Quando o assunto é decoração, a facilidade de combinações com os mais diversos estilos é um ponto forte para a escolha da cor, que também acompanha com facilidade as possíveis mudanças que podem acontecer nos ambientes com o passar tempo. Desta forma, em muitos projetos, a cor tem assumido protagonismo.

Seja o novo preto ou novo branco do décor, a cor vem recebendo cada vez mais espaço dentro dos lares, com usos que englobam os mais diversos cômodos da casa. Cimento queimado nas paredes, revestimentos, mobília, têxteis ou itens decorativos no tom trazem um ar mais cool a qualquer espaço. Confira alguns projetos em que a cor foi destaque:

Poesia Urbana

Projeto Sudati | Foto Divulgação

A personalidade única de uma das mais famosas cidades brasileiras foi escolhida para brilhar no MDF Sampa, da Sudati. Com um tom cinza médio, o padrão é uma homenagem à São Paulo. Sua versatilidade é um de seus pontos fortes. Afinal, a ideia é trazer aos projetos um tom autêntico, com personalidade e estilo, que traduzem em cor a poesia que é de São Paulo. Sampa é uma tela que convida a arte. Plural e inspirador é ideal para quem busca ambientes inspiradores e únicos.

 

Volumetria ideal

O projeto perfeito para quem busca uma casa moderna e repleta de tendências, clean e impactante ao mesmo tempo. Nesta residência de alto padrão, assinada pelo escritório Meister & Polese, a sala de estar ganha destaque. As linhas retas e volumes, características do estilo contemporâneo, são ainda mais valorizadas pela paleta de cores neutras. Isto porque as arquitetas aplicaram nuances de cinza em meio ao clássico preto e branco, criando um belo efeito ton sur ton. A composição de mobiliário MDF, espelhos prata e fumê e porcelanatos marmorizados tornam o ambiente mais funcional e com menos informação, destacando o espaço de 38m² por completo.

Projeto Taiana Meister e Jackeline Polese | Foto Matheus Kaplun

 

Modernidade fluída

Neste living com amplas aberturas e ambientes sociais completamente integrados, o cinza da marcenaria tornou o projeto mais funcional e sofisticado. Carolina Kist apostou na cor tanto no painel ripado da sala de TV, quanto no painel com nichos e portas fecho toque da sala de estar. Os móveis são exclusivos – desenhados pela arquiteta e executados pela Gava Ambientes, conferindo personalidade ao apartamento contemporâneo. Compondo com as peças de mobiliário solto e os revestimentos, a marcenaria no tom neutro permitiu um layout fluido, com a possibilidade de vários espaços de convívio em que cada um desperta diferentes sensações.

 

Projeto Carolina Kist, Gava Ambientes | Foto Renata Salles

Paleta Contrastante

Nesse projeto assinado pela arquiteta Camily Cavalcanti Camilo, a profissional explorou os tons de cor frio. Usando o cinza como plano de fundo, Camily trouxe um ponto de cor azul na poltrona, da Masotti Curitiba, criando esse contraste entre o cinza a os outros tons frios. Essa é uma ótima solução para quem busca o cinza nos ambientes, ele permite ousar e transitar entre os tons claros.

Projeto Camily Cavalcanti Camilo, Masotti Curitiba | Foto Patricia Amancio

Tom sobre tom

Nesta suíte master, o cinza ganha protagonismo em diferentes nuances. Projeto assinado pelo escritório NK Arquitetura, as profissionais ousaram na escolha dos tecidos, papel de parede e cortinas, todas Adornie Home Decor, em diferentes tons de cinza para compor o projeto. Dessa forma foi possível criar um espaço aconchegante e acolhedor, sem perder a sofisticação do décor.

 

Projeto NK Arquitetura, Adornie Home Decor | Foto Eduardo Macarios

 

Jogo de Contrastes

Entre todos os espaços da casa, o living é um dos mais importantes para o convívio familiar. Nesta sala, o cinza escuro do sofá, cria um tom requintado graças ao contraste com a paleta em tons mais claros dos outros elementos do espaço. O design moderno do móvel, da Sierra Curitiba, cria um contraponto interessante com as diferentes nuances das paredes, objetos de décor em tons neutros como o amadeirado do piso e luminárias, reforçando a atmosfera aconchegante do ambiente.

Sierra Curitiba |Foto Divulgação

 

Mobília Atemporal

Com design atemporal, o sofá Caled se adapta a qualquer composição. Seus traços mais clássicos possibilitam manter o estilo e sofisticação por décadas, fazendo jus ao nome, que significa “eterno”; “imortal”. A peça prioriza o conforto para proporcionar uma experiência relaxante ao cliente, apresentando uma estética desconstruída que reforça esse conceito com as dobras do tecido. O espaço interno é valorizado com braços mais finos e elegantes.

Sofá Caled, Estofados Jardim | Foto Divulgação