Franklin Freitas

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 24,0% das famílias brasileiras têm intenção de consumir itens relacionados ao Mundial de Futebol de 2018. Esse percentual representa menos da metade dos registros de intenção de consumo às vésperas da Copa realizada no Brasil em 2014 (50,1%). O levantamento da entidade foi efetuado em todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas, entrevistando cerca de 18 mil consumidores. Entre os curitibanos o índice é de 40%, mas também significa que 60% pode até torcer, mas não pretende comprar nenhum produto para isso.

O comportamento do morador da Capital paranaense nesta Copa mostra certo comedimento em relação aos gastos. O principal produto na lista de compras para acompanhar os jogos da Copa são do grupo alimentos e bebidas, e serão consumidos preferencialmente dentro de casa. O gasto, segundo a pesquisa, vai girar entre R$ 100 e R$ 300. Porém, o maioria dos que vão às compras por causa do Mundial de Futebol disseram que irão gastar mais de R$ 300 (37,2%).

Sobre o consumo do morador da Capital, a maioria vai gastar com alimentos e bebidas, seguido de vestuário. Eletroeletrônicos serão comprados por muito poucos — televisores atingiu apenas 1% e celulares e outros eletrônicos 0,2%.

Quanto às modalidades de aquisição, a maior parte dos consumidores (83,8%) deverá se dirigir às lojas físicas, especialmente aqueles que integram famílias com renda média mensal menor ou igual a dez salários mínimos (85,6%). O varejo virtual ainda não representa 5% do faturamento anual do comércio brasileiro. E, segundo 63,6% dos entrevistados, os gastos serão pagos à vista, sendo ainda mais frequentes entre os consumidores da faixa de renda mais elevada (70,9%). Curitiba (83,0%), Boa Vista (72,9%) e São Paulo (72,1%) destacam-se das demais áreas na incidência de pagamentos à vista. 

Ainda a crise
“Naturalmente, além do menor envolvimento da população com o próximo Mundial a se realizar no exterior, as condições de consumo em 2018 ainda se encontram menos favoráveis do que há quatro anos. A despeito de o País já ter deixado para trás o processo recessivo, a recuperação da economia e do consumo segue lenta e sujeita a oscilações”, aponta Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

Respostas de curitibanos           

Qual o principal produto que você pretende comprar em decorrência da Copa?
Resposta: Nenhum

60%

Qual o principal produto que você pretende comprar em decorrência da Copa?
Resposta: Alimentos e Bebidas

29,5%

Qual o principal produto que você pretende comprar em decorrência da Copa?
Resposta: Itens de Vestuário

7,2%

Qual o principal produto que você pretende comprar em decorrência da Copa?
Resposta: Televisores

1%

Qual o principal produto que você pretende comprar em decorrência da Copa?
Resposta: Celulares e eletrônicos

0,2%

Quanto você e sua família pretendem gastar com esses produtos?
Resposta: Até R$100,00

28%

Quanto você e sua família pretendem gastar com esses produtos?
Resposta: De R$101,00 a R$200,00

23,5%

Quanto você e sua família pretendem gastar com esses produtos?
Resposta: De R$201,00 a R$300,00

11,3%

Quanto você e sua família pretendem gastar com esses produtos?
Resposta: Mais de R$300,00

37,2%

Você e sua família pretendem comprar esses produtos em lojas físicas ou através da internet?
Resposta: Lojas Físicas

93%

Você e sua família pretendem comprar esses produtos em lojas físicas ou através da internet?
Resposta: Internet

7%

Com relação aos jogos da Copa, onde você gastará mais com alimentação e bebidas?
Resposta: No domicílio

52,7%

Com relação aos jogos da Copa, onde você gastará mais com alimentação e bebidas?
Resposta: Fora do domicílio

24.9%

Com relação aos jogos da Copa, onde você gastará mais com alimentação e bebidas?
Resposta: Nenhum dos dois

22,3%