SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em reunião com parlamentares do PSL nesta quarta-feira (12), o futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que está disposto a analisar indicações de partidos para compor cargos no segundo escalão de sua pasta.

Freitas foi questionado pelo senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) se ele pretende atender indicações de siglas, inclusive do PSL, para compor cargos nos estados.

O parlamentar perguntou especificamente se o PR, partido que por mais de uma década controlou o Ministério dos Transportes, seria contemplado com postos regionais.

O ministro prometeu receber as indicações, mas disse que elas passarão por análise de “crivo técnico”. A cena foi registrada pelo deputado eleito Júnior Bozzella (PSL-SP), que publicou vídeo nas redes sociais.

“A gente está pronto para receber, recepcionar sugestão de quadros que possam ser utilizados. Acho que isso é republicano, não tem nada demais. (…) Às vezes a gente deixa de perceber um talento que possa ser trazido por vossa excelência, por outros parlamentares, e obviamente a gente vai fazer um crivo, vai fazer uma análise técnica desse pedido e, tendo capacidade, por que não atender? O foco é resultado”, disse o ministro.

O senador eleito perguntou especificamente se no caso do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Ferroviária) não haveria acordo para que cargos ficassem com o PR.

Em resposta, o futuro titular da nova pasta de Infraestrutura disse que a escolha dos principais cargos do órgão não foi ligada ao partido, mas pessoal e técnica. Ele anunciou o general Antonio Santos Filho para o comando da autarquia e outros nomes para a diretoria, e disse que começará a analisar sugestões para as superintendências do órgão.

Major Olímpio, então, voltou a questionar se os escritórios regionais terão indicações de alguns partidos e do próprio PSL. Freitas repetiu que está “apto a receber sugestões”, mas que elas serão analisadas.

“Eu posso receber, não tem problema nenhum, de receber uma indicação do PSL ou de outro partido, eu tenho todo interesse em prestigiar o PSL. E aí vamos fazer a análise se essa indicação tem as competências. O que vamos fazer? pegar um perfil de competência que preenche uma lacuna de competência. Se eu tenho aquele competência e ela preenche uma lacuna, nós temos todo interesse em atender”, disse o ministro.

No PR, havia forte expectativa de que o partido conseguiria controlar o Dnit. Nos últimos dias, deputados deram como certas indicações para o rol de diretores do departamento, que acabaram não se confirmando.