Publicidade
Curitiba de Graça

De exposição a visitas, veja o que dá para fazer de graça em Curitiba

Para quem procura atrações culturais de qualidade sem precisar gastar nada, a capital paranaense tem diversas opções. E para você não ter que ficar pesquisando, o Curitiba de Graça reúne tudo para você em um único local.

Em nosso site (www.curitibadegraca.com.br) você encontra informações de mais atrações, que vão desde teatro e cinema, passam por feiras e exposições, até palestras educacionais ou serviços de utilidade pública, mas já pode conferir aqui algumas dicas “de graça” para esta semana de 16 a 22 de dezembro:


Nova exposição no Museu Paranaense

Está em cartaz no Museu Paranaense (MUPA) a mostra de longa duração “Ephemera/Perpétua”, que reúne em torno de 180 peças do acervo do museu, um dos mais importantes da América Latina nos campos da antropologia, arqueologia e história, e também objetos das coleções do Herbário Municipal de Curitiba, Departamento de Zoologia da UFPR, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu Oscar Niemeyer. Entre o conjunto exposto estarão exsicatas, pinturas, fotografias, vídeos, zoólitos milenares, livros, manuscritos, além de plumárias, adornos e lanças de diferentes etnias indígenas. A visitação pode ser feita terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.


Dia Internacional dos Migrantes

No dia 18 de dezembro, a Cinemateca de Curitiba recebe o lançamento de filmes realizados em Oficinas de Storytelling e Realização de Vídeos para Migrantes e Refugiados da campanha Feitos de Coragem – O Mundo é Movimento. O evento celebra o Dia Internacional dos Migrantes, comemorado nessa mesma data. Os filmes, que contam histórias de vida e superação de dificuldades, foram produzidos coletivamente por migrantes e refugiados vindos da Venezuela, Chile, Colômbia, México, Haiti, República Democrática do Congo e Síria. A sessão é às 19h, e a entrada é gratuita. Em nosso site, você encontra mais informações.


Visitas guiadas da Fundação Cultural de Curitiba

O Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba abriu as inscrições para as pessoas que desejarem participar de visitas mediadas personalizadas em museus, exposições, edificações históricas e logradouros públicos de Curitiba programadas para 2020. O agendamento é gratuito e deve ser feito pelo telefone (41) 3321-3275 ou pelo e-mail educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br. Podem se inscrever estudantes de todas as idades de escolas públicas e particulares, professores, universitários, idosos, turistas e pessoas com deficiências. São oferecidos sete roteiros – todos relacionado à história da cidade: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Painéis do Poty, Identidade Paranaense, Exposições e Erva-mate. O atendimento acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h. Você encontra mais informações em nosso site.


Voluntários para lar temporário

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba está em busca de voluntários para oferecer lares temporários a animais resgatados pelo serviço de emergência. É necessário ter um cômodo em que o animal possa ficar e que seja à prova de fugas. O voluntário se responsabiliza pelo cuidado, incluindo alimentação – nesse caso, ele é beneficiado pelos repasses do Banco de Ração  de Curitiba. Todos os animais já estão tratados, castrados e vacinados. A duração do lar temporário pode variar, o ideal é que se consiga a adoção o mais breve possível. Para se voluntariar, basta apenas entrar em contato pelo e-mail protecaoanimal@smma.curitiba.br.gov.br.


Desfile e espetáculo da Maria Fumaça Rumo ao Natal

Nesta semana, continuam os desfiles da Maria Fumaça Mogul 11 em Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná. Essa locomotiva é uma das mais antigas do Brasil, destaque do projeto Rumo ao Natal, em que circula decorada com uma iluminação natalina. Em alguns locais, também espetáculos, tudo grauito. Saiba mais em www.rumoaonatal.com.br , www.facebook.com/rumoaonatal e Instagram @rumoaonatal . Veja o cronograma dos próximos desfiles e espetáculos (há possibilidades de atrasos ou cancelamentos em função da logística ferroviária):

16/12 (segunda-feira), entre 20h e 20h30  – desfile – Pinhais

17/12 (terça-feira), entre 20h e 20h30 – desfile – Cajuru (Curitiba)

18/12 (quarta-feira), entre 20h e 20h30 – desfile – Cachoeira (Almirante Tamandaré)

20/12 (sexta-feira), 20h30 – espetáculo – Paranaguá

21/12 (sábado), 20h30 – espetáculo – Alexandra (Paranaguá)

21/12 (sábado) – desfile – Alexandra até Morretes

22/12 (domingo) – desfile – Morretes

23/12 (segunda-feira) – desfile – de Morretes a Antonina


Espetáculo com água – sem desperdício e com arte e tecnologia

A Tempo Arte Produções Artísticas e a Sanepar apresentam, nos dias 20 (às 20h30), 21 (às 20h30 e 21h30) e 22 de dezembro (às 20h30 e 21h30) o espetáculo "Ecofábrica do Papai Noel". As apresentações, que misturam arte e tecnologia, por meio de projeção mapeada e teatro, são gratuitas e abertas ao público. O espetáculo ocorre em um reservatório da Sanepar, na Rua dos Presbíteros, 59, São Francisco (ao lado da antiga Torre da Telepar). 

"Calma, estamos perdidos" é a recente antologia de crônicas do curitibano Luís Henrique Pellanda, pela Editora Positivo, com ilustrações de Raro de Oliveira. O lançamento em Curitiba é nesta terça (17), às 19h, na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel, Avenida Batel, 1868, Loja 314). É o quarto livro de crônicas do autor, a primeira antologia, que marca os 10 anos de carreira de Pellanda como escritor, reunindo 58 crônicas urbanas. Em 2019, Pellanda lançou o livro de contos “A Fada sem Cabeça” pela Arquipélago Editorial.

Nesta semana (13 e 14), o Ônibus Palco, veículo adaptado que faz parte do projeto Ônibus da Cultura, encerra a programação de Natal. Na segunda-feira (16), o ponto de parada é no Bairro Alto – Centro Cultural Vilinha (Rua Marco Polo, 1560), e no dia 17, na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Nos dois locais, a programação inicia a partir das 10h, com apresentação do grupo Os Barbacas e, às 14h, tem Aline Morena.

Até dia 19, quinta-feira, a Árvore Solidária do Shopping Curitiba arrecada presentes em prol da  Associação Reviver Down, entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas com Síndrome de Down e seus familiares. Os pedidos de presente estão disponíveis em uma árvore montada no piso L1 do shopping. Cada pessoa que deseja ajudar, retira uma bolinha com um pedido e providencia o presente, que deve ser entregue, juntamente com a cartinha, na recepção do shopping (piso L3) até o dia 19 de dezembro.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES