Du Caneppele – Jogadores comemora gol

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Guarani, nesse sábado (dia 25) à noite, no Couto Pereira, pela 26ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense disparou na liderança, com 52 pontos, 7 à frente do vice Goiás e 9 à frente do Avaí (5º colocado). Os quatro primeiros são promovidos à Série A. O Guarani está na 6ª colocação, com 41 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para assistir ao gol de Biro.

A partida marcou o retorno da torcida ao Couto Pereira – clique aqui para ver fotos e saber mais. Seguindo os protocolos da área de saúde, o espaço estava limitado a 5 mil lugares e apenas 1.391 torcedores compareceram ao jogo.

MAIS DE 400 MINUTOS SEM SOFRER GOLS
Esse foi o 4º jogo seguido do Coritiba sem sofrer gols, ou seja, um total de 360 minutos. Como o último gol sofrido foi na vitória por 3 a 2 sobre o Londrina, aos 28 minutos do 1º tempo, o período sem levar gols chega a 422 minutos.

CINCO JOGOS SEM PERDER
O time paranaense completou 5 jogos sem perder. Nos últimos 8 jogos, somou 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

PRATA-DA-CASA
O lateral-esquerdo Guilherme Biro marcou seu 1º gol como profissional — ele tem 33 jogos na carreira.

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo não tinha o volante Willian Farias, suspenso por cartões amarelos. Matheus Sales foi o escolhido para entrar no time. Outras baixas eram Edson Carioca (lesão), Nathan Ribeiro (Covid) e Angelo (Covid). A grande novidade foi Rafinha como titular, no lugar de Waguininho, que começou no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Rafinha (direita), Igor Paixão (esquerda) e Robinho (centro) no setor ofensivo. Já o Guarani não tinha Maxwell, Eduardo Person e Rafael Costa.

PRIMEIRO TEMPO
Com a entrada de Rafinha e com a qualidade de Robinho, o Coritiba foi melhor no primeiro tempo. Não teve preocupação em controlar a posse de bola, nem em sufocar o adversário. Atacou com certa frequência e esperou os espaços para forçar o ritmo da partida. Foram duas boas jogadas ofensivas do time da casa e o gol, marcado aos 28 minutos. No lance, Val cobrou falta com um chute violento, o goleiro rebateu e Biro aproveitou: 1 a 0. O Guarani levou perigo em dois contra-ataques e em um chute de fora da área.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Coritiba controlando o jogo. Aos 3, o time perdeu boa chance, em cruzamento de Val e cabeceio de Léo Gamalho, que passou perto. Aos 13, a primeira substituição no time paranaense, com a saída de Rafinha para a entrada do ponta Waguininho. O Guarani começou a crescer no jogo e quase empatou aos 21, em belo passe de Bruno Sávio para Índio, que saiu na cara do gol e chutou. Wilson salvou. O Coritiba recuou e passou a buscar os contra-ataques. Aos 34, entraram os volantes Gustavo Bochecha e Jhony Douglas. O Guarani partiu para o ‘abafa’ nos minutos finais.

PÊNALTI PERDIDO
Aos 41 do 2º tempo, Waguininho disputou lance na área e atingiu a perna de Bruno Silva. O VAR chamou, o árbitro verificou e marcou o pênalti. Régis cobrou no travessão. No rebote, a bola chegou até Andrigo, que chutou para fora. Aos 46, entraram Wellington Carvalho e Gui Azevedo no Coritiba.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 15 finalizações (5 certas), 42% de posse de bola, 79% de eficiência nos passes e 11 faltas cometidas. Já o Guarani somou 6 finalizações (4 certas), 58% de posse de bola, 84% de eficiência nos passes e 14 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

CORITIBA 1×0 GUARANI
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Val (Jhony Douglas) e Matheus Sales; Rafinha (Waguininho), Robinho (Gustavo Bochecha) e Igor Paixão (Gui Azevedo); Leo Gamalho (Wellington Carvalho). Técnico: Gustavo Morínigo
Guarani: Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales (Carlão), Ronaldo Alves (Lucão do Break) e Bidu; Bruno Silva e Rodrigo Andrade (Índio); Bruno Sávio (Renanzinho), Régis e Júlio César; Júnior Todinho (Andrigo). Técnico: Daniel Paulista
Gol: Guilherme Biro (28-1º)
Cartões amarelos: Robinho, Índio (C). Bruno Sávio (G).
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Público: 1.391 pagantes (1.702 total)
Renda: R$ 28.960
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Henrique lança. Igor Paixão recebe livre na área. Ele gira e chuta perto, ao lado.
10 – Julio Cesar solta a bomba de fora da área. A bola explode no peito de Wilson e sai.
19 – Pressão do Guarani. Henrique corta o cruzamento de cabeça. A bola sobra limpa para Julio Cesar, dentro da área. Ele chuta perto, ao lado.
28 – Gol do Coritiba. Falta de longa distância. Val solta a bomba. O goleiro rebote. Biro aproveita e cutuca para o gol escancarado.
37 – Contra-ataque. Robinho solta a bomba da meia-lua. O goleiro defende no canto.

Segundo tempo
3 – Escanteio curto para Robinho, que aciona Val. Ele cruza e Léo Gamalho cabeceio perto.
17 – Biro cruza na medida. Igor Paixão cabeceia no canto. O goleiro espalma para escanteio.
21 – Bruno Sávio faz boa jogada e coloca Índio na cara do gol. Ele chuta e Wilson salva.
33 – Matheus Sales dá bom passe para Igor Paixão, que invade a área e tenta o toque para trás. A defesa corta.
38 – Pressão do Guarani dentro da área. Wilson salva o primeiro chute. No rebote, Jhony Douglas bloqueia a segunda finalização dentro da área.
41 – Waguininho disputa lance na área e atinge a perna de Bruno Silva. O VAR chama, o árbitro verifica e marca o pênalti. Régis cobra no travessão. No rebote, a bola chega até Andrigo, que chuta para fora.