Reprodução/Twitter/CoritibaIdeal – Renato Follador

A chapa Coritiba Ideal, encabeçada por Renato Follador Júnior, venceu a eleição no Coritiba. Dos 4.164 torcedores aptos a voto, 3.570 participaram da votação online. E 2.696 escolheram a Coritiba Ideal, ou seja, 75% do total. O grupo conta ainda com os nomes de Juarez Moraes e Silva (1º vice-presidente), Marcelo Beltrão de Almeida (2º vice-presidente), Glenn Sérgio Mikosz Stenger (3º vice-presidente) e Osíris Pontoni Klamas (4º vice-presidente). A chapa recebeu o apoio do ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade.

Renato Follador (Coritiba Ideal): 2.696 votos (75,77%)
João Carlos Vialle (União Coxa): 680 votos (19,11%)
Samir Namur (Coritiba Responsável): 182 votos (5,12%)

Outros 680 sócios (19%) votaram na chapa União Coxa-Branca, com João Carlos Gomes Vialle de presidente, João Luiz Buffara Lopes (1º vice-presidente), Marianna Líbano de Souza (2º vice-presidente), Luciano Plugge Freitas (3º vice-presidente) e Luiz Henrique de Barbosa Jorge (4º vice-Presidente).

A chapa Coritiba Responsável, do atual presidente Samir Namur, somou 182 votos (5%). Eleito em dezembro de 2017, ele tentava a reeleição para mais três anos à frente do clube, numa chapa que ainda tinhaJorge Durao (1º Vice-Presidente), Antonio Alves Pereira (2º Vice-Presidente), Emerson da Silva Lipinski (3º Vice-Presidente) e Anibal de Paulo Mesquita Junior (4º Vice-Presidente).

Foram registrados também dois votos brancos e 10 nulos.

Após a votação, Follador falou sobre a contratação do novo técnico do clube.

A votação também decide a distribuição de cadeiras no Conselho Deliberativo:
Samir Namur: 8 cadeiras
Vialle: 31 cadeiras
Follador: 121 cadeiras

Renato Follador Júnior é filho de Renatinho, craque do Coxa nos anos 50. O presidente eleito também jogou no Coritiba nos anos 70, assim como o irmão Paulinho. No entanto, Follador ganhou mais destaque fora dos campos. Foi Secretário de Previdência do Estado do Paraná durante o governo Jaime Lerner. É conhecido nacionalmente como um especialista em previdência. Tem como formação acadêmica a Engenharia Civil e um MBA no ESADE de Barcelona em Alta Direção de Empresas, com ênfase em Previdência Social.

A votação registrou um recorde em 2020, com a participação de 3.500 eleitores. Na eleição anterior, em 2017, com a votação presencial, 2.825 sócios votaram — o total do colégio eleitoral era de 6.500 aptos.

Tiveram direito a voto os associados contribuintes, maiores de 18 anos, que ingressaram no quadro social até 28 de dezembro de 2018, e com suas obrigações em dia. 

Follador assume o cargo nesta quarta-feira (30) e comanda o clube até o final de 2023.