Reprodução / Facebook e Divulgação / TV Band – Os 16 candidatos

Com a pandemia da Covid-19 voltando a dar sinais de crescimento no Brasil e no mundo, o primeiro turno das eleições municipais deste ano, neste domingo (15), acontecem em meio a uma série de restrições e cuidados. Em Curitiba, são 16 candidatos a prefeito e mais de mil a vereador.

As principais providências nas eleições diante da pandemia são o uso obrigatório de máscaras e a manutenção distanciamento de um metro entre os eleitores.

Para evitar aglomerações, o horário de votação foi ampliado em uma hora, e ocorrerá das 7 horas às 17 horas. A Justiça Eleitoral recomenda que o horário das 7 horas às 10 horas seja destinado às pessoas com mais de 60 anos.

Mesmo com a pandemia, o voto continua obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos. Quem não votar e não justificar dentro do prazo de 60 dias, leva multa de R$ 3,51, e fica com o título irregular — não consegue, por exemplo, se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou RG. Somente os eleitores que tiverem febre no dia da votação ou pegaram Covid-19 nos 14 dias antes da eleição devem ficar em casa, segundo a orientação da Justiça Eleitoral, apesar de não estarem proibidas de votar.

Neste ano, com a pandemia, a Justiça Eleitoral também permitiu que os eleitores que não puderem votar possam justificar a ausência pelo aplicativo E-Título, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou pelo sistema “Justifica”, também no site do órgão.

Hora de votar

Ao entrar em sua respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele. O TSE também recomenda que o eleitor leve sua própria caneta.

Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

PASSO A PASSO

Veja os cuidados ao votar
Use máscara o tempo todo
Leve a própria caneta à seção
Higienize as mãos antes de assinar o caderno de votação e depois da votação na urna eletrônica
Mantenha o distanciamento físico de um metro nas filas e na seção eleitoral
É recomendado apenas mostrar o documento oficial com foto para o mesário
Não vá votar em caso de febre ou se tiver tido Covid-19 nas duas últimas semanas
Documentos
Para o dia da votação é necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas nele está indicado o local da zona e da seção eleitoral
Confira os documentos aceitos
Carteira de identidade
Passaporte
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
Certificado de reservista
Carteira de trabalho
Carteira nacional de habilitação
Também será possível votar com o e-Título (aplicativo que substitui a versão física do título de eleitor) desde que o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico e que a via digital apresente a fotografia
Como votar na urna eletrônica
O eleitor deverá votar para vereador (cinco dígitos) e prefeito (dois dígitos), nesta ordem. O eleitor deverá digitar o número do candidato. Na tela, aparecerão foto, número e a sigla do partido do candidato escolhido. Verificada as informações, aperte a tecla verde (confirma). Há ainda as opções do voto nulo e branco. É permitido levar uma cola eleitoral
Anote o número dos candidatos
Os eleitores também devem levar anotados os nomes e números dos candidatos, a famosa “cola eleitoral”, para votar o mais rápido possível
Não leve acompanhantes
Eleitor não deve levar crianças nem acompanhantes para o local de votação
Justificativa de ausência
Eleitor poderá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título. Além das formas convencionais, com o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer seção eleitoral ou pelo sistema justifica no site do TSE (tse.jus.br/)

MUDANÇA
Quem vota no Colégio Estadual do Paraná deve ir ao Círculo Militar

A Justiça Eleitoral do Paraná informa que Colégio Estadual do Paraná, tradicional local de votação de Curitiba, passa por reformas e, por este motivo, os eleitores devem dirigir-se ao Clube Círculo Militar (Largo Bittencourt, 187, Centro) para votar. Os eleitores já foram comunicados por SMS e também há faixas no local indicando a mudança.

A recomendação é que todos os eleitores confiram o seu local e votação no site do Tribunal ou pelo app e-Título antes de sair de casa no domingo.

Também é possível conferir o local de votação por meio do assistente virtual da Justiça Eleitoral no WhatsApp, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 a sua lista de contatos ou acessar diretamente pelo link wa.me/556196371078. Já o TRE-PR disponibiliza o Serviço de Atendimento Telefônico – Eleições 2020 pelo número 0800 640 8400.

Para seguir as regras sanitárias de distanciamento e garantir acessibilidade ao eleitor, houve alterações de endereço em locais de votação da capital e do interior. Os eleitores foram informados da alteração de endereço por meio de carta ou mensagem no celular. Na dúvida, o eleitor deve entrar em contato com o seu cartório eleitoral.