Franklin de Freitas – Léo Pereira: zagueiro de 23 anos está na mira de clubes da Itália

Uma pequena revolução pode acontecer no Athletico no próximo mês. Com nomes como o zagueiro Léo Pereira, o lateral-esquerdo Renan Lodi e o meio-campista Bruno Guimarães na mira de clubes europeus (além dos afastamentos do zagueiro Thiago Heleno e do meio-campista Camacho, por doping), o Furacão já se movimenta em busca de reforços no mercado sul-americano. E a primeira contratação pode vir do River Plate, equipe que derrotou o rubro-negro paranaense na final da Recopa Sul-Americana.

Trata-se do zagueiro Alexander Barboza, de 24 anos, que foi titular e capitão do Defensa y Justicia no último Campeonato Argentino, no qual a equipe da cidade de Florencio Varela foi vice-campeã, brigando até o fim pela taça com o Racing.

A oferta pelo defensor, segundo a imprensa argentina, seria de 4 milhões de dólares por 82,5% dos direitos econômicos de Barboza, o que constituiria a mais cara contratação da historia atleticana – até hoje, o maior valor desembolsado por um jogador foi R$ 7 milhões pelo atacante uruguaio Santiago “Morro” García, em 2011.

A urgência na contratação se deve ao afastamento de Thiago Heleno e também à possibilidade de Léo Pereira deixar o clube. O Furacão estaria aguardando uma proposta de até 15 milhões de euros vinda de um clube italiano. Anteriormente, dois membros do departamento de scout da Inter de Milão, Corrado Verdelli e Ivone de Franceschi, estiveram na Arena da Baixada observando in loco o zagueiro de 23 anos. Nos últimos meses, contudo, Porto (POR), Wolfsburg (ALE) e Lyon (FRA) também teriam sondado o atleta.

Com a venda de uma de suas promessas, o Furacão teria bala na agulha para avançar na disputa por Barboza, que também interessa ao Independiente (ARG). O maior campeão de Copas Libertadores da historia já teria apresentado uma oferta ao River, que foi rejeitada. Segundo o jornal Olé, planeja uma nova investiga na próxima semana, propondo 2 milhões de dólares por 50% do defensor.

Ainda assim, a proposta atleticana seria mais vantajosa ao River Plate, que precisa de dinheiro para reforçar o caixa e também para buscar uma contratação pedida por seu treinador: Paulo Díaz, chileno de 24 anos e que pertence ao Al-Ahli, que exige 5 milhões de euros (mais impostos) para liberar o jogador.