AEN

A Comec iniciou as tratativas para a revisão do projeto do Trecho Sul do Corredor Metropolitano, que futuramente será a continuação da PR-423, ligando os municípios de Araucária (pela BR-476) e Fazenda Rio Grande (pela BR-116).

O projeto de aproximadamente 9,4 km foi desenvolvido pela Comec em 2012, e recebeu algumas sugestões que serão agora avaliadas em um trabalho de revisão e atualização da proposta.

O presidente da Comec, Gilson Santos, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), João Alfredo Zampieri, debateram as etapas de revisão do projeto que, após finalizado, será entregue para avaliação do próprio DER.

Segundo Santos, o projeto já recebeu sinal positivo do governador Carlos Massa Ratinho Junior e deverá ser apresentado em sua versão final ainda neste semestre. “É um projeto que trará importantes avanços para a região, fazendo com que grande parte do tráfego, que hoje precisa ir até o Contorno Sul de Curitiba, possa ser feito diretamente entre Araucária e Fazenda Rio Grande, e que poderá finalmente sair do papel”, disse.

Atualmente a conexão entre os municípios é feita pelo Contorno Sul de Curitiba, que provoca transtornos com o afunilamento do tráfego na região e o tráfego pesado próximo a áreas urbanas, torna a viagem mais longa chegando a quase 18km de extensão partindo dos pontos onde o novo trecho será implementado. “Esta é uma região de cruzamento de três importantes rodovias, a BR-376, a BR-476, e a BR-116, além de integrar o anel viário de Curitiba. É um trecho saturado e bastante problemático”, destacou Gilson Santos.

A empresa responsável pelo projeto original já está trabalhando com técnicos da Comec e deverá apresentar em breve um cronograma para a apresentação do projeto final.