Divulgação – u2018A Triste Figurau2019 u00e9 um dos curtas-metragens

O Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro chega à segunda edição ampliando suas linhas e conexões: ano passado foram surpreendentes 420 curtas-metragens inscritos, de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Em 2018 o número chegou a 614, incluindo longas e médias-metragens. Deste conjunto de obras, a curadoria fez um recorte de 61 filmes, que representam visões de cinema diversas e foram produzidos nos mais variados contextos. Em um pedaço de terra tão grande como o Brasil, aquilo que se filma e como se filma é tão variado quanto o próprio país. 
Quem for à Cinemateca de Curitiba entre os dias 21 a 25 de novembro vai encontrar uma verdadeira estação, não de metrô, mas de filmes e pessoas. Além das exibições, o festival promove a reflexão sobre cinema, com mesas de discussão e debates ao fim de todas as sessões. Já são mais de 30 os realizadores confirmados a marcar presença no evento, representando estados como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, o próprio Paraná, entre outros. Fora, é claro, os cineastas de Curitiba, que estão com filmes na Mostra Competitiva, na Mostra Panorama e, na novidade da edição 2018 que é a Sessão Vagão Duplo, que exibe dois longas e um média-metragem.
“Um dos nossos maiores objetivos é promover o contato entre as pessoas e os filmes; no ambiente universitário, isso é parte fundamental do aprendizado”, explica Christopher Faust, diretor do Metrô. Wellington Sari, diretor artístico do festival, acrescenta: “os filmes são organismos vivos, o simples fato de programá-los em determinada ordem gera algo único e imprevisível, que só poderá ser descoberto e sentido durante as exibições”.
Além das exibições, mesas e debates, o Metrô organiza um evento paralelo, destinado a auxiliar projetos de estudantes universitários que estejam em fase de desenvolvimento. O MetrôLab, sucesso na edição passada, fornece aos projetos selecionados consultoria nas áreas de direção, roteiro e produção, feita por profissionais paranaenses com experiência de mercado. Para Faust, é uma maneira de auxiliar os estudantes não só a compreender mecanismos que irão se deparar depois de sair da universidade, mas também de estimulá-los a ouvir opiniões alheias. O público poderá acompanhar o resultado da consultoria no chamado pitching, em que os participantes apresentam seus projetos para uma banca de jurados. O projeto premiado receberá apoio do CTAV em empréstimo de equipamentos de câmera e acessórios.
As conexões e o diálogo, essência do Metrô, se materializam em outro destaque da programação, a Estação Retrospectiva, que exibe, em película, o longa-metragem ‘A República dos Assassinos’ (1979), de Miguel Faria Jr. “O objetivo da Estação Retrospectiva é estabelecer uma linha com obras instigantes do cinema brasileiro, perpetuando um sentido de ligação permanente entre passado, presente e futuro”, elabora Sari. “Isso tanto no sentido estético, temático quanto num sentido amplo de preservação: filmes feitos em película ou com imagens retiradas do Youtube devem viver lado a lado. Preservar é, também, dialogar”, conclui.
Por falar em futuro, a segunda edição do Metrô tem outra novidade: no último dia do evento, antes da premiação que vai entregar o Troféu Passagem a quatro filmes da Mostra Competitiva, escolhidos pelo Júri Oficial, formado por professores e profissionais da área, e pelo Júri Universitário, composto por estudantes de ensino superior, o festival vai exibir dois curtas feitos em oficinas de contrapartida social. Realizadas com adolescentes do grupo de teatro do Sesc da Esquina e com jovens de baixa renda atendidos pelo Cras Iguaçu, os filmes são o resultado do primeiro contato com a prática cinematográfica dos meninos e meninas participantes das oficinas. 
O 2° Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, uma produção O Quadro Filmes, em associação com o Estúdio Tijucas, é um projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e tem entrada gratuita para todos os eventos da programação.

SERVIÇO
2º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

Quando: 21 a 25 de novembro
Onde: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174
Programação completa: metrouniversitario.com.br/Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/508809796251829 
Quanto: entrada livre. 


Foto: divulgação

‘A Imensidão Desse Lugar’ também está na mostra