Divulgação – Durante quatro dias

Muito mais que o paraíso das compras, Miami vai se tornar no início de dezembro o paraíso dos artistas plásticos, curadores, galeristas, marchands entre outras profissões ligadas ao mundo das artes plásticas. A partir do dia 6 de dezembro começa a mundialmente celebrada Art Basel Miami Beach (www.artbasel.com) que em sua 17ª edição reúne as principais galerias da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África para mostrar obras dos mestres da arte moderna e contemporânea, bem como peças recém-criadas por estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias, filmes entre outras linguagens artísticas da mais alta qualidade serão em expostas, até domingo dia 9, no Centro de Convenções de Miami Beach e em vários pontos de Miami.
Nessa nova edição a organização do evento anuncia uma lista com a presença de 268 galerias, de 35 países. Destas, 29 chegam à Art Basel Miami Beach primeira vez. Uma caraterística marcante deste ano é a forte presença de galerias e artistas latino-americanos. Os expositores apresentarão obras modernas e contemporâneas de artistas emergentes e consagrados.
A seção principal da exposição apresenta 198 das principais galerias do mundo que exibem o melhor da pintura, escultura, desenho, instalações, fotografia, o vídeo e os trabalhos digitais. Este ano, uma lista sólida de participantes que retornam somam 12 galerias que já participaram da “Nova”, “Positions” ou “Survey”. A lista completa está no site artbasel.com/miami-beach/galleries
As outras mostras que também fazem parte do evento são a “Positions”, quando as galerias apresentam um grande projeto de um único artista. Este ano serão 14 estandes individuais que permite que curadores, críticos, colecionadores e visitantes descubram novos talentos de todo o mundo; Já a Mostra “Nova” oferece uma plataforma para as galerias apresentarem novos trabalhos de até três artistas, com a participação de 29 expositores; A terceira mostra, “Survey”, retorna para seu quinto ano com 16 apresentações focadas com trabalhos criados antes de 2000.
Fundada em 1970 pelos proprietários de galerias da Basileia, a Art Basel atualmente organiza as principais exposições de arte de arte moderna e contemporânea do mundo, localizadas em Basel, Miami Beach e Hong Kong. Definido pela região e cidade sede, cada exposição é única, o que se reflete nas galerias participantes, nas obras de arte apresentadas e no conteúdo da programação paralela produzida em cooperação com instituições locais para cada edição. O compromisso da Art Basel se expandiu para além das feiras de arte por meio de uma série de novas iniciativas, como a Art Basel Cities, que trabalha com cidades que colaboram em programas culturais personalizados. Para informações adicionais, visite: artbasel.com