O comércio eletrônico brasileiro espera um aumento das vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, apesar da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que, de 25 de maio a 12 de junho, o movimento vá crescer 18% na comparação com igual período do ano anterior, levando o faturamento do setor para R$ 2,96 bilhões.

De acordo com o estudo da ABComm, prevê-se que sejam feitos 9,76 milhões de pedidos com tíquete médio no valor de R$ 303. As categorias que terão produtos mais vendidos serão moda, perfumes, cosméticos, informática, eletrônicos, cestas e flores.

“O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o e-commerce”, diz Maurício Salvador, presidente da ABComm.

O quadro é diferente do comércio convencional, que já espera mais uma data com números negativos, como já aconteceu com a Páscoa e o Dia das Mães. Uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-PR mostrou que apenas metade dos paranaenses pretende fazer compras para a data neste ano. É o percentual mais baixo da série histórica da sondagem, que começou em 2016.