Publicidade
Pandemia

Como fica a moda em tempos de Covid-19

Desfile da Gucci, em Milão, antecipa a crise do Covid-19. A grife está fabricando máscaras e aventais para médicos
Desfile da Gucci, em Milão, antecipa a crise do Covid-19. A grife está fabricando máscaras e aventais para médicos (Foto: AFP/Divulgação)

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a indústria da moda – assim como todos os outros setores da economia – vem quebrando a cabeça para encontrar formas de driblar a crise. Os principais eventos nacionais e internacionais de moda foram cancelados. As grandes grifes anunciaram doações robustas para instituições que combatem o Covid-19, a fabricação de máscaras e macacões especiais para uso médico e tiraram da linha de produção seus perfumes e cosméticos para fazer álcool gel. As menores aderiram ao isolamento enquanto estudam formas alternativas para vender e tentar salvar a produção e os empregados.

Agora, não é mesmo hora de pensar em comprar roupa. É tempo de se reinventar e pensar na vida, que não vai ser mais como antes. Não só pelas consequências financeiras da crise em si, mas porque modelos, mecânicas e costumes adotados até agora se mostraram ineficientes e inadequados. Compramos demais e de maneira irresponsável, olhamos muito para nós mesmos e pouco para os outros, não cuidamos do planeta, desperdiçamos demais e exercitamos nossa humanidade de menos.

A vida pós-coronavírus pode ser boa e diferente. Basta fazer a lição de isolamento direito. Ficar em casa e perceber o que é realmente essencial para nós. Nossos amores, nossa sobrevivência, nossas crenças mais caras. A moda cabe nisso tudo e, para isso, precisa se reinventar, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e ser um agente verdadeiro de mudança.

Reprodução/Instagram

As fronteiras caíram, as diferenças vão ficando cada vez menos importantes. A moda é incluir

Reprodução/Istagram

Adotar novos costumes e levar uma vida mais saudável são marcas do novo tempo

Reprodução/Istagram

A influencer Chiara Ferragni participa de campanhas de combate ao vírus

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES