Divulgação

Curitiba acaba de ganhar a sua segunda maior estrutura geradora de energia solar. Os painéis, instalados na concessionária Honda Niponsul localizada na Rua Desembargador Westphalen, devem gerar 242 MW/h ao ano.

O valor equivale a 32,5 toneladas de gás carbônico (CO2) no ano – ou o plantio de 206 árvores. Os painéis foram inaugurados no dia 20 de fevereiro e já estão em operação.

Segundo o diretor da concessionária, Cristiano Fumagalli, esta é uma oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente e dar exemplo. “A gente espera que as outra marcas e concessionárias sigam esse mesmo caminho que, com certeza, o resultado vai ser bastante importante para o meio ambiente”, finaliza Fumagalli.

A iniciativa vem de encontro às medidas adotadas pela Honda do Brasil – entre elas, a construção de dois parques eólicos no Rio Grande do Sul que alimentam as duas fábricas da marca instaladas no país.

Outras iniciativas sustentáveis

Além dos painéis recém-inaugurados, o Grupo paranaense Interalli investe em outros projetos de geração de energia sustentável No Piauí, o grupo mantém uma planta fotovoltaica de mais de 2.700 hectares com capacidade para a produção de 600 MW/h. Também investe em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Hoje, são duas PCHs em operação: a PCH Santana, em Nortelândia, no Mato Grosso, que opera comercialmente desde 2012, e a PCH Recanto, que entrou em operação recentemente em Tangará da Serra, também no Mato Grosso. Até julho, mais uma PCH deve ser inaugurada na cidade de Salto do Céu, no mesmo estado.

Motoristas de aplicativo poderão acessar trânsito bloqueado em grandes eventos

Depois dos taxistas, motoristas de aplicativo também poderão acessar os bloqueios no trânsito em grandes eventos na cidade de Curitiba.

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram um projeto de lei que dá aos motoristas de aplicativo os mesmos direitos dos taxistas.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 28 vereadores presentes na sessão plenária desta segunda-feira (2).

O projeto proposto pelos vereadores Bruno Pessuti (PSD) e Ezequias Barros (Patriota) facilita o acesso dos motoristas particulares de transporte em bloqueios de trânsito durante eventos de grande porte na cidade para o embarque e desembarque de passageiros.

“O projeto atual é uma forma de equilibrar a concorrência no transporte particular de passageiros na cidade”, afirma o vereador bruno Pessuti. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca e entra em vigor após 60 dias da publicação no Diário Oficial do Município.


Burocracia trava pequenas centrais hidrelétricas 

Apesar de ser considerada uma energia limpa e renovável, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) levam, segundo os empreendedores do setor, tempo demais no seu processo de licenciamento ambiental. O presidente da diretoria-executiva da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), Paulo Arbex, afirma que o governo federal e o Congresso estão abertos à reivindicação do segmento, que é pela redução da burocracia, e espera que ainda neste ano seja possível aprovar regras que permitam uma liberação mais rápida de projetos considerados adequados.

O dirigente comenta que técnicos dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente estão se reunindo com representantes das associações do setor elétrico para compreender melhor onde concentram-se as dificuldades para o desenvolvimento dos empreendimentos. A meta é que, com essas informações em mãos, o governo federal possa elaborar regras específicas que aprimorem e agilizem o licenciamento ambiental, que atualmente leva em torno de nove anos.