Conheça as principais siglas utilizadas pelo INSS

(Foto: Arquivo/ABr)

Como forma de atender a grande demanda de usuários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza muitas siglas e códigos, o que acaba sendo um enorme desafio de interpretação para o público.

Entretanto, compreender o significado dessas abreviações é importante para entender sobre os benefícios previdenciários, como a aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 14,7% da população brasileira usufrui de benefícios como aposentadoria ou pensão. Para facilitar a leitura desses documentos, selecionei e traduzi as principais siglas usadas no sistema previdenciário. Confira abaixo e descubra o que elas significam quando empregadas.

Lembre-se que, além de orientar sobre diversas dúvidas contábeis e financeiras, o contador é o profissional que poderá te apoiar nas tomadas de decisões. Por isso, não deixe de procurá-lo para obter apoio.

Dora Ramos é Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física. Em setembro de 2021, Dora inaugurou em sociedade com Renèe Lermen a Sinapse Positiva, um espaço de bem-estar, com terapia corporal que integra a fala e a escuta.