Jennyfer França – Dadinho de tapioca

As férias chegaram e uma opção para sair da rotina é explorar o turismo gastronômico. No Paraná, estado rico em biodiversidade, não faltam ingredientes típicos para incrementar as receitas. O Oka Gastronomia, localizado no Ekôa Park, em Morretes, é um exemplo de restaurante que prioriza o consumo sustentável, oferecendo pratos à la carte e cestas de picnic que podem ser consumidos em meio à natureza.

O paraíso ecológico está localizado no “pé” da Serra da Graciosa, na maior área contínua remanescente do bioma, denominada Grande Reserva Mata Atlântica. Com a possibilidade da refeição ao ar livre, os turistas podem ter uma experiência imersiva no parque, de forma segura. “Temos a mente aberta e boa vontade para continuar estimulando novas maneiras de se alimentar. Valorizamos o ato de beneficiar o alimento e respeitamos todo o processo produtivo. Os nossos pratos são inspirados na natureza e na cultura regional, uma forma de trazer não apenas sabor e tempero, mas também conhecimento para os nossos clientes”, explica o chef de cozinha do Oka Restaurante, Lucas Trindade Krebs.

Confira cinco pratos saudáveis preparados com produtos orgânicos e regionais sugeridos pelo profissional.

1 – Spaguetti de pupunha ao creme de pesto

O prato leva o palmito pupunha cozido e desfiado em um formato que se parece com o tradicional spaghetti. Acrescenta-se o creme de pesto feito com o manjericão que é plantado e beneficiado no parque, adicionando ingredientes como azeite, parmesão, nozes e base de molho branco. O pupunha orgânico que é utilizado no restaurante vem de um fornecedor local, que planta de forma sustentável. O prato é orgânico do começo ao fim!

2 – Dadinho de tapioca com geleia de pimenta

Produzida artesanalmente com maçã, pimenta e laranja, a geleia é totalmente orgânica. O dadinho de tapioca é feito com queijo coalho, leite e com tapioca granulada adquirida de um fornecedor que distribui grãos produzidos por micro produtores da região. Esse é um prato leve, artesanal e cheio de sabor, que combina com o verão.

3 – Barreado de jaca

Para quem gosta de experimentar novidades, a sugestão é o “Barreado de Jaca”. Feito 100% com as jacas do colhidas no Ekôa Park, o prato começa com o cozimento da fruta, que depois é desfiada e cozida com os mesmos temperos do tradicional barreado. Esse é um dos pratos que mais faz sucesso no restaurante, pois une cultura e frescor, além de um sabor único.

4 – Coxinha de jaca

Achou que o salgadinho mais famoso do Brasil iria ficar de fora? A “Coxinha de Jaca” é feita com massa de aipim e com a jaca do parque. O aipim também é plantado, colhido, cozido e beneficiado na Serra da Graciosa. No recheio vão tomates cultivados na horta orgânica do Ekôa. Um prato com sabor, vegano e orgânico, feito 100% com produtos cultivados no local.

5 – Barreado tradicional

“Barreado e Morretes nasceram praticamente juntos”, comenta Lucas. O prato típico e cultural do litoral paranaense é presença obrigatória em todos os cardápios da cidade. É feito com carne bovina temperada com cominho e legumes, que carrega o sabor da panela de barro. No Oka Gastronomia, o prato típico é feito de forma totalmente tradicional. Outra sugestão para as férias e verão, que combina com turismo local.

Todos os pratos são encontrados no cardápio do restaurante, com preços a partir de R$ 19. Em dezembro o Ekôa Park está aberto para visitação de sexta a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Em janeiro e fevereiro, o parque também receberá visitantes às quinta-feiras. A administração do Ekôa Park está seguindo rigorosamente as recomendações acerca da prevenção da Covid-19 para evitar a disseminação do novo coronavírus: vagas limitadas a 125 pessoas por dia, além do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas dentro do parque. O acesso é permitido apenas mediante agendamento online.

Sobre o Ekôa Park

O Ekôa Park é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, que encanta e inspira por meio de experiências únicas e transformadoras, conectando as pessoas com a natureza. Localizado em Morretes, na região litorânea do Paraná, o parque foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica, ameaçada pelo desmatamento irregular, invasão de posseiros e caçadores. Acreditando no poder da transformação, o empreendimento foi idealizado para mudar esse cenário, agindo como um catalisador de novas oportunidades e disseminador de conhecimento, em uma área privilegiada destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.