O Atlético Paranaense enfrenta o Avaí nesta quinta-feira (dia 3) às 19h30, na Arena da Baixada, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O desafio do time paranaense é recuperar a força em casa. Até agora, é o vice-lanterna no ranking dos mandantes da competição. Somou oito pontos em oito jogos em casa – duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Atlético-GO e Atlético-MG têm também oito pontos na condição de mandante, mas possuem saldo de gols superior. Nesse ranking, o pior é o Vitória, com cinco pontos em nove jogos.

O técnico Fabiano Soares não conseguiu vencer em casa desde que chegou ao Atlético. Nos três jogos pelo Brasileirão na Arena, sofreu duas derrotas (2 a 0 para Cruzeiro e 2 a 0 para a Ponte Preta) e um empate (0 a 0 com o Botafogo). Ou seja, o time não marca gols no estádio há três partidas.

No Brasileirão, o Atlético tem mostrado força fora de casa. É o sexto no ranking dos visitantes.

Para a partida contra o Avaí, o Atlético pode até repetir a escalação da vitória sobre o Vasco, na última segunda-feira, em Volta Redonda. No entanto, é possível que o treinador tenha reforços. O lateral-direito Jonathan e o zagueiro Thiago Heleno estão em fase final de recuperação de lesão muscular. O ponta Douglas Coutinho não atuou contra o Vasco por questões pessoais.

O Jonathan e o Thiago (Heleno), dependo de uma avaliação da fisiologia e dos médicos. Espero contar com eles, mas, se eles não puderem jogar, já vimos que temos substitutos. E o (Douglas) Coutinho teve um problema pessoal, e espero que já tenha resolvido e esteja apto para participar do jogo de amanhã, declarou Fabiano Soares.

Com o bom desempenho de Nikão e Pablo nas pontas no último jogo, é pouco provável que Coutinho seja titular contra o Avaí. Com isso, a provável escalação é Weverton; Cascardo (Jonathan), Paulo André, Wanderson (Thiago Heleno) e Sidcley; Pavez, Rossetto, Nikão, Lucho González e Pablo; Ribamar.

O Avaí só conseguiu duas vitórias como visitante no Brasileirão, mas foram contra equipes em boa fase: o Botafogo e o Grêmio. No total, o time catarinense soma sete pontos em nove jogos fora de casa – é o quarto pior no ranking dos visitantes.

Em relação à escalação, o Avaí não terá o meia Juan (35 anos, ex-Coritiba), suspenso.

ATLÉTICO x AVAÍ
Atlético: Weverton; Cascardo (Jonathan), Paulo André, Wanderson (Thiago Heleno) e Sidcley; Pavez, Rossetto, Nikão, Lucho González e Pablo; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares
Avaí: Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e Capa; Judson, Simião, e Pedro Castro; Rômulo, Joel e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Local: Arena da Baixada, quinta-feira às 19h30