Franklin de Freitas – Procura por televisu00f5es comeu00e7ou em maio e vai atu00e9 julho

O Brasil está de olho na Copa do Mundo. E os varejistas, de olho no lucro. Aproveitando-se do desejo dos brasileiros em assistir ao maior evento esportivo do mundo em uma televisão nova, o setor tem apostado em promoções inusitadas para impulsionar as vendas, que tiveram crescimento expressivo nas lojas de Curitiba nos últimos meses.

Que tal trocar a ‘TV zicada’ da última Copa do Mundo e ainda conseguir um desconto (de R$ 100 a R$ 1 mil) ao entregar seu aparelho antigo na compra de um novo? Ou então comprar uma televisão de 60 polegadas ou mais e poder levar um segundo aparelho, de 32 polegadas, por apenas R$ 1? 

São essas as promoções anunciadas por duas das principais redes de varejo do país, a Magazine Luiza e as Casas Bahia, cujas lojas registram bons resultados na Capital.

“Teve bastante procura até o dia 20, mais ou menos. Mas o mais forte foi entre o dia 1º e 10 de junho. Esperamos vendas muito boas também na próxima semana, a partir do momento em que o Brasil passar para a segunda fase”, comenta Marcio Bissoni, gerente das Casas Bahia, comentando ainda que as vendas de 2018 devem superar as de 2014, ano em que a Copa foi disputada no Brasil.

Na loja da Magazine Luiza no Centro de Curitiba, o gerente João Lucas Santos de Oliveira apresenta uma avaliação parecida com a do concorrente. “Teve um aumento grande nas vendas, está saindo bem. Começou em maio e ainda se mantém a procura. Em ano de Copa, o produto fica mais na mídia, tem um destaque especial”, comenta.

Ainda segundo Bissoni e Oliveira, a procura é principalmente por televisões maiores e com qualidade de imagem – a sensação do momento são os televisores com 50 polegadas ou mais e com transmissão em 4K

“A venda do setor está aquecida, e não só para ver a Copa. O pessoal está trocando uma tevê menor por uma maior. Tem uma de 32 polegadas, troca por uma com 49. Tem uma 42, troca por outra com 55 polegadas”, explica o gerente da Magazine Luiza. 

Associação espera alta de 9,7% nas vendas
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) estima que as vendas de televisores cresça cerca de 9,7% no Brasil neste ano, com a comercialização de 12,5 milhões de aparelhos (sendo 6,8 milhões apenas no primeiro semestre). Em 2017, foram vendidos 11,375 milhões de TVs no país. Ainda assim, o número é menor do que o registrado em 2014, quando foram vendidas quase 15 milhões de unidades.

Só no primeiro trimestre deste ano as TVs tiveram um crescimento de 42,2% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, com a comercialização de 3,6 milhões de unidades, segundo a Eletros. Além das TVs, o mercado de eletrodomésticos no geral também cresceu no Brasil, alcançando uma alta de 14,9% no primeiro trimestre.

Bares têm expectativa de “casa cheia” no jogo decisivo
 Até pelo horário (15 horas), a expectativa é de que nesta partida os clientes já comecem a chegar para o almoço. “No jogo anterior, que aconteceu às 9 horas, a maioria dos bares sequer teve programação. Agora, projetamos que o horário e a importância da partida ajudem a impulsionar as vendas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo.

Apostando na Copa do Mundo, a Abrabar está promovendo um festival gastronômico para amenizar o impacto da crise econômica e aquecer o setor.
O Mundial dos Bares, que reúne 26 estabelecimentos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, oferece petiscos inspirados na gastronomia dos oito países campeões da Copa do Mundo, além da Rússia, país sede dos jogos em 2018. Em todos os bares participantes, o preço é único: R$ 29,90. Acesse: www.mundialdebares.com.br