Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak – Thonny Anderson

O Coritiba acertou com o Red Bull Bragantino o empréstimo de um ano do meia-atacante Thonny Anderson, 24 anos. O jogador tem vínculo com até o final de 2024 com o clube paulista.

Com 1,84 m de altura, Thonny Anderson atua como meia-ofensivo centralizado, com características parecidas com as de Régis, contratado pelo Coritiba junto ao Guarani. Ou seja, ambos gostam de jogar bem próximos do centroavante, arriscar chutes de média distância e também ‘pisar na área’ para finalizar.

No Athletico Paranaense, em 2019,Thonny Anderson também atuou como centroavante em algumas partidas e teve bom desempenho. Naquele ano, foi campeão da Copa do Brasil e da Copa Suruga. Somou 33 jogos (17 como titular), cinco gols e seis assistências. Participou diretamente de um gol a cada 146 minutos em campo. Como comparação, o meia Robinho participou diretamente de um gol a cada 381 minutos pelo Coritiba na Série B de 2021. A chamada ‘participação direta’ é a soma de gols e assistências.

HISTÓRIA
Thonny Anderson surgiu na base do Cruzeiro. Em 2018, foi emprestado ao Grêmio e teve as primeiras oportunidades como profissional: somou 32 jogos (10 como titular), marcou cinco gols e fez uma assistência. Em seguida, em janeiro de 2019, foi comprado pelo clube gaúcho pelo equivalente a 115 mil euros, e emprestado ao Athletico em maio.

Em 2020, o Red Bull Bragantino adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador por cerca de R$ 13 milhões. A partir daí, não conseguiu se destacar. Somou um gol e duas assistências pelo clube de Bragança Paulista em 2022. Em 2021, foi emprestado ao Bahia e também não brilhou, com apenas um gol e duas assistências em 22 jogos.