Valquir Aureliano

O atacante Leo Gamalho voltou a decidir, e o Coritiba fez o suficiente para derrotar o Vila Nova-GO por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (17), no Couto Pereira. A partida era válida pela 24ª rodada da Série B.

Na partida toda, o Coritiba finalizou apenas seis vezes (3 no gol).

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou mal na vitória do Coritiba sobre o Vila Nova

Com a vitória, o Coritiba foi a 48 pontos na Série B. O time lidera a competição e abriu seis pontos do Goiás, o atual 2º colocado, que ainda joga nesta rodada — enfrenta o Brasil de Pelotas neste sábado (18). O Guarani, primeiro time de fora da zona de acesso ao Brasileirão, foi a 38, após ter empatado sem gols com a Ponte Preta, nesta sexta-feira.

ARTILHEIRO

Autor do gol coxa-branca, o atacante Leo Gamalho chegou a 12 e tornou-se o artilheiro único da Série B. Além disso, chegou a 68 gols em toda a carreira na Série B por pontos corridos, atrás apenas de Zé Carlos (ex-Criciúma), com 91 gols, e Elton (ex-Cuiabá), com 69.

TABELA

O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira (25), às 19 horas, quando enfrenta o Vitória, em Salvador. Na rodada seguinte,  no sábado (25), o time paranaense recebe o Guarani, no Couto Pereira, e pode contar com o retorno da torcida coxa-branca ao estádio.

ESCALAÇÃO

No Coritiba, o único desfalque era o lateral-esquerdo Guilherme Biro, que cumpria suspensão por ter acumulado 3 cartões amarelos. A vaga dele ficou com Romário, que começou a temporada como titular e acabou perdendo a posição na competição nacional. O restante da equipe era o mesmo. O time começou no 4-2-3-1 de sempre.

PRIMEIRO TEMPO

Em casa, o Coritiba tentou se impor, mas sofreu com os contra-ataques e da pressão alta do Vila Nova. Quando tinha a bola, a equipe paranaense não conseguia superar a marcação adversária, errava muitos passes e não chegava nem perto de finalizar a gol. Quando obteve o primeiro escanteio, aos 18 minutos, acabou tendo que voltar a bola ao goleiro Wilson. O primeiro chute a gol dos coxas-brancas só saiu aos 31 minutos, com Val, numa cobrança de falta. Mas, aos 37, Romário roubou uma bola no ataque e ela passou por Val e Waguininho até que Natanael cruzou para Leo Gamalho marcar 1 a 0, de cabeça. Na etapa, o Coritiba finalizou apenas duas vezes, mas saiu com a vitória parcial. “O time deles está muito bem fechado”, disse Leo Gamalho.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, não mudou muita coisa. O Vila Nova marcou pressão e ocupou o campo do Coritiba nos primeiros 15 minutos. O time paranaense se segurou bem e passou a apostar em contra-ataques. Quase fez dois gols – a zaga do Vila Nova salvou em cima da risca – mas por outro lado levou uma bola na trave.

Aos 27 minutos, o técnico Gustavo Morínigo fez as primeiras trocas: saíram Val e Robinho, entraram o volante Matheus Sales e o meia-atacante Rafinha. Mesmo depois disso, o time não melhorou a criação de jogadas. Aos 40, o lateral Igor entrou no lugar de Igor Paixão. No fim, o goleiro Wilson – que até então tinha aparecido pouco – fez duas boas defesas. Aos 45, entraram o zagueiro Wellington Carvalho e o volante Jhony Douglas nos lugares de Natanael e Willian Farias para segurar a vitória.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Coritiba obteve 6 finalizações (3 certas), 45% de posse de bola, 81% de passes certos e 2 escanteios. O Vila Nova somou 16 finalizações (4 certas), 55% de posse de bola, 88% de passes certos e 6 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 1 x 0 VILA NOVA

Coritiba: Wilson; Natanael (Wellington Carvalho), Henrique, Luciano Castán e Romário; Val (Matheus Sales) e Willian Farias (Jhony Douglas); Waguininho, Robinho (Rafinha) e Igor Paixão (Igor); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Vila Nova: Georgemy; Moacir, Rafael Donato, Renato Silveira e Bruno Collaço; Dudu (Alan Grafite), Pedro Bambu (Tiago Real) e Arthur Rezende; Kelvin (Nico), Clayton (Pedro Júnior) e Alesson. Técnico: Higo Magalhães
Gol: Leo Gamalho (37-1º)
Cartões amarelos: Dudu, Henrique, Luciano Castan
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Local: Couto Pereira, sexta-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

2 – Bruno Collaço avança e deixa com Alesson, que bate a gol. Wilson pega

15 – Pedro Bambu recebe de Kelvin e cruza. Alesson tenta de cabeça, de fora da área. A bola sai à esquerda

20 – Bruno Collaço cruza. Pedro Bambu surge na área e finaliza com perigo, mas por cima

25 – Alesson recebe na esquerda, dribla Luciano bastante bate a gol, mas para fora

31 – Val bate falta de longe. A bola sai rente ao travessão

35 – Arthur Resende arrisca de longe. A bola sai à direita do gol

37 – Gol do Coritiba. Romário rouba bola no campo de ataque e toca para Val, que aciona Waguininho, que rola para Natanael na direita. Ele cruza para Leo Gamalho, na área, cabecear à direita do goleiro

44 – Arthur Resende apanha bola rebatida da defesa e arrisca de longe. A bola asssusta e sai

SEGUNDO TEMPO

2 – Kelvin recupera a bola no ataque e toca para Moacir na ponta-direita. Ele chuta por cima do gol

17 – Robino lança. O goleiro Georgemy sai da área e afasta mal. Igor Paixão toca cruzado para o gol vazio, mas sem força. Renato Silveira salva quase em cima da risca

23 – Após escanteio, Rafael Donato cabeceia. A bola quica no chão e bate na trave esquerda

24 – Igor Paixão tabela com Val, recebe e cruza rasteiro. Waguininho finaliza de carrinho, na pequena área. Rento Silveira salva ao pé da trave

30 – Arthur Resende arrisca de fora da área. A bola assusta e sai à esquerda

37 – Willian Farias tenta de longe. A bola iria fora, mas o goleiro pega

43 – Alesson arrisca de fora da área. Wilson salta no canto esquerdo e defende

44 – Pedro Júnior recebe na área, dribla dois marcadores e chuta a gol. Wilson faz grande defesa

47 – Nico arrisca de fora da área e manda à direita do gol

51 – Após cruzamento da direita, Pedro Júnior cabeceia. Wilson pega