Série B

Coritiba sofre com a arbitragem, de novo, e empata com o Londrina no Couto

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Londrina, nesse domingo (dia 5) à noite, no Couto Pereira, pela 3ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 9º lugar, com 4 pontos. A equipe do Interior está na 15ª colocação, com 2 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

A próxima partida do Coritiba será na quarta-feira, contra o Flamengo, no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

ARBITRAGEM
O Coritiba reclamou de pênalti em Léo Gamalho aos 42 minutos do 2º tempo. A imagem da TV mostra que o zagueiro Augusto, do Londrina, usou o braço para derrubar o atacante. Na Central do Apito do Sportv, Janette Arcanjo afirmou que a arbitragem errou ao não marcar a penalidade.

Na rodada anterior, contra o Botafogo, o Coritiba também teve problemas com a arbitragem — clique aqui para lembrar.

MÁ FASE
Com o placar, o Coritiba soma agora apenas 1 vitória nas últimas 9 partidas. Foram 6 derrotas e 2 empates nos outros jogos nesse período.

ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho marcou mais um gol e segue como artilheiro do Coritiba na temporada 2021, com 8 gols em 14 jogos. Foi o 1º dele na Série B 2021.

ESCALAÇÕES
As baixas no Coritiba eram Henrique e Jhony Douglas, por Covid-19. O lateral Natanael jogou com o sub-20 e não foi utilizado no profissional. As novidades eram o zagueiro Wellington Carvalho e o atacante Dalberto como titulares. Com isso, o zagueiro Nathan Ribeiro e o volante Matheus Sales começaram no banco. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Willian Farias e Val como volantes. A linha de três tinha Rafinha (centro), Waguininho (direita) e Dalberto (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Coritiba aplicando forte marcação no meio-campo e roubando a bola com frequência nesse setor. O Londrina sentiu a pressão e cometeu erros em seguida. O time da capital abriu o placar já aos 6, quando Dalberto puxou contra-ataque e acionou Rafinha, que cruzou. Léo Gamalho entrou livre e chutou: 1 a 0. Com essa mesma postura, roubando a bola no campo do adversário, o Coxa criou mais 4 boas jogadas ofensivas na primeira etapa. O Londrina pouco atacou e só levou perigo em dois chutes de fora da área.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Coritiba não conseguiu repetir a forte marcação de antes e acabou recuando. O Londrina começou a incomodar com cruzamentos e chutes de fora da área. Aos 9, pênalti para o Tubarão. Após cruzamento em escanteio, a bola tocou no braço de Léo Gamalho. Pênalti. Safira cobrou e converteu: 1 a 1. O jogo ficou equilibrado depois disso, mas as duas melhores chances foram para o time da capital — uma desperdiçada por Léo Gamalho e outra por Igor Paixão. Aos 23, duas substituições no Coxa, com as saídas dos pontas Waguininho e Dalberto para as entradas dos pontas Igor Paixão e Tailson. Pouco adiantou. Aos 32, Rafinha saiu para a entrada de Valdeci. O Londrina recuou e levou pressão. Aos 42, o árbitro deixou de marcar pênalti em Léo Gamalho. Aos 47, Valdeci colocou uma bola na trave, após boa jogada de Igor Paixão e Val.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 16 finalizações (3 certas), 53% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes. Já o Londrina somou 8 finalizações (4 certas), 47% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

CORITIBA 1x1 LONDRINA
Coritiba: Wilson; Igor, Wellington Carvalho, Luciano Castán e Romário; Willian Farias e Val; Dalberto (Igor Paixão), Rafinha (Valdeci) e Waguininho (Tailson); Léo Gamalho. Técnico: Morínigo
Londrina: César; Ricardo Luiz, Marcondes Jr, Augusto e Luiz Henrique; Jean Henrique e Matheus Bianqui (Marcelo Freitas); Safira (Tiago Orobó), Adenilson (Mossoró) e Douglas Santos (Caprini); Salatiel. Técnico: Roberto Fonseca
Gols: Léo Gamalho (6-1º) e Safira (10-2º)
Cartões amarelos: Wellington Carvalho, Waguininho (C).
Árbitro: Diego da Costa Cidral (SC)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 - Gol do Coritiba. Dalberto começa o contra-ataque e aciona Rafinha, que cruza da esquerda. Léo Gamalho recebe na cara do gol e chuta no canto.
16 - Boa jogada de Dalberto. Waguininho chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
19 - Rafinha cruza. Dalberto cabeceia sobre o gol.
21 - Salatiel rola para Douglas, na área. Ele chuta. Castán bloqueia.
23 - Val chuta de longe. César rebate.
28 - Igor cruza. Léo Gamalho cabeceia ao lado.
33 - Boa jogada de Val. Dalberto cruza. Léo Gamalho salta e chuta perto, ao lado.
35 - Adenilson chuta da meia-lua e acerta o cantinho. Wilson espalma.
44 – Safira chuta de fora da área. Wilson espalma no ângulo.

Segundo tempo
7 - Jean solta a bomba, de longe. Wilson espalma no canto.
9 - Escanteio. A bola bate no braço de Léo Gamalho. Pênalti.
10 - Gol do Londrina. Safira cobra o pênalti com um chute rasteiro à direita do goleiro. Wilson cai para a esquerda.
16 – Romário ganha no ataque e cruza. Léo Gamalho cabeceia no centro. O goleiro segura.
28 - Boa jogada. Rafinha aciona Igor, que cruza rasteiro. Livre na marca do pênalti, Igor Paixão pega mal na bola e manda para longe.
42 - Igor lança para a área, de cabeça. Léo Gamalho cai ao dividir com o zagueiro, na cara do gol, e pede pênalti.
47 – Boa jogada. Val ajeita para Valdeci, que chuta forte, da entrada da área, e acerta o ângulo da trave.