Divulgação / Coritiba – Bragantino x Coritiba

O Coritiba está tendo dificuldades em geral nos primeiros tempos das partidas no Brasileirão. Em 8 dos 12 jogos disputados, o time paranaense saiu atrás no placar, ao levar gol no primeiro tempo, e em todos eles terminou a etapa em desvantagem no marcador. Em metade desses oito jogos, o time não conseguiu sequer empatar.

Foi o que ocorreu na última quarta-feira (15), quando o Coritiba levou 4 a 2 do Bragantino em Bragança Paulista. O primeiro tempo terminou 3 a 0 a favor do time paulista. Na etapa final, os coxas-brancas até marcaram dois gols, mas levaram mais um. No jogo anterior, o Coritiba levou um gol aos 23 minutos do 1º tempo diante do Palmeiras, no Couto Pereira. Na etapa final, sofreu outro e perdeu por 2 a 0.

Nos dois jogos anteriores, o Coritiba saiu atrás de Ceará (em Fortaleza) e São Paulo (no Morumbi) ao levar gols no primeiro tempo. Nos dois casos, contudo, o time paranaense conseguiu chegar ao empate em 1 a 1.

Com essas quatro partidas seguidas sem vitória, o Coritiba caiu da 4ª para a 11ª posição no Brasileirão. Está hoje com 17 pontos.

O técnico do Coritiba, Gustavo Morínigo, afirmou que as derrotas nos dois últimos jogos estão relacionadas. Segundo ele, o time se desgastou demais diante do Palmeiras, o que o levou a poupar vários jogadores diante do Bragantino. “Tem o aspecto físico, o jogo contra o Palmeiras teve um desgaste importante. Tentamos preservar os jogadores pendurados e também surpreender. O time pressionou por alguns momentos, mas o gol (o primeiro gol, que saiu aos 7 minutos de jogo) foi um golpe muito duro”, disse ele, em entrevista coletiva após os 4 a 2 em Bragança Paulista. “Temos que tomar decisões no dia a dia e assumimos a responsabilidade”.

Nos outros quatro jogos em que saiu atrás no placar, sofrendo gols no primeiro tempo, o Coritiba perdeu para o Santos (2 a 1), empatou com o Atlético-MG (2 a 2), venceu o Fluminense (3 a 2) e perdeu para o Atlético-GO (2 a 0). Desses, apenas o duelo com o Fluminense ocorreu no Couto Pereira.

Nas outras quatro partidas, o Coritiba abriu o placar e saiu vencedor em três delas, contra Goiás (3 a 0), América-MG (1 a 0) e Botafogo (1 a 0), todas no Couto. Fora de casa, perdeu para o Avaí (2 a 1, de virada).

No próximo domingo (19), o Coritiba enfrenta o Athletico no Couto Pereira. Em tese, Morínigo vai usar força máxima. A dúvida de última hora passou a ser o meia Robinho, que entrou no segundo tempo diante do Bragantino, jogou 15 minutos e se machucou – foi substituído por Biel.

A campanha do Coritiba no Brasileirão

Coritiba 3 x 0 Goiás
O Coritiba não sofreu gols e venceu

Santos 2 x 1 Coritiba
O Coritiba levou um gol aos 12 minutos do 1º tempo, empatou aos 28 e levou o 2º gol aos 32-1º

Atlético-MG 2 x 2 Coritiba
O Coritiba levou dois gols no 1º tempo, mas buscou o empate

Coritiba 3 x 2 Fluminense
O Coritiba levou dois gols no 1º tempo, mas conseguiu virar

Avaí 2 x 1 Coritiba
O 1º tempo terminou 0 a 0. Na etapa final, Igor Paixão fez 1 a 0, mas o Coritiba levou a virada

Coritiba 1 x 0 América-MG
O Coritiba não sofreu gols e venceu

Atlético-GO 2 x 0 Coritiba
O Coritiba levou um gol nos acréscimos do 1º tempo e outro na etapa final

Coritiba 1 x 0 Botafogo
O Coritiba não sofreu gols e venceu

Ceará 1 x 1 Coritiba
O Coritiba levou um gol aos 37-1º, mas buscou o empate na etapa final

Coritiba 1 x 1 São Paulo
O Coritiba levou um gol aos 4-1º, mas buscou o empate na etapa final

Coritiba 0 x 2 Palmeiras
O Coritiba levou um gol aos 23 do 1º tempo e outro na etapa final

Bragantino 4 x 2 Coritiba
O Coritiba levou u gol aos 7 minutos, um aos 34 e um aos 36 do 1º tempo. Na etapa final, descontou, levou o 4º gol e fez um nos acréscimos