Valquir Aureliano – Rafinha e Sassá comemoram: o primeiro marcou seu 45º gol em 203 jogos

Foi, provavelmente, o gol mais bonito do Campeonato Paranaense. Aos 18 minutos da partida entre Coritiba e União Beltrão, no Couto Pereira, o time visitante perdia por 1 a 0, gol marcado pelo meia-atacante e aspirante a fênix Ruy. De repente, não mais que de repente, o atacante Luan e o volante Rafael Paulista, do time interiorano, tramaram uma boa jogada pelo lado esquerdo da defesa coxa-branca, com o meio-campista cruzando para a primeira trave. O atacante Sato dominou de cabeça, posicionando o corpo para tentar o improvável. Chutou de bicicleta e acertou o canto oposto da meta defendida por Alex Muralha. Gol de placa!

De tão bonito, o tento merece esse destaque especial. Mas na prática não serviu para muita coisa, já que o show na tarde deste sábado (08 de fevereiro) foi mesmo do Coritiba. Depois do inesperado empate, o time alviverde reagiu e, nos acréscimos do primeiro tempo, marcou o segundo gol com Rafinha, retomando a vantagem no placar. Faminto, o time mandante ainda ampliou a vantagem na segunda etapa, com Sassá, Rafinha (novamente, marcando seu 45º gol em 203 jogos pelo clube do Alto da Glória), Sassá (de novo, alcançando a marca de três tentos em três partidas na temporada) e Thiago Lopes, que havia entrado no segundo tempo no lugar de Ruy.

Não perca a conta: o jogo terminou 6 a 1 para o Verdão.

     VEJA MAIS SOBRE A PARTIDA

      Eduardo Barroca elogia ataque e cobra melhora da defesa do Coxa

      Renê Junior, Rafinha e Sassá brilham em goleada coxa-branca. Confira as atuações

Com o triunfo o Coritiba chega aos 14 pontos em seis partidas na primeira fase do Campeonato Paranaense e assume, por ora, a primeira colocação da competição – o FC Cascavel, que tem 12 pontos em cinco jogos, enfrenta amanhã o Athletico, em casa. O time, treinado na reta final da última temporada por Jorginho e desde o começo do ano nas mãos de Eduardo Barroca, acumula 19 jogos de invencibilidade e não perde desde 5 de outubro de 2019. Na ocasião, o Paraná Clube derrotou o rival por 2 a 0, em duelo válido pela 26ª rodada da Série B. Desde então, são 12 vitórias e sete empates.

O União Beltrão, com cinco pontos, permanece na nona colocação da competição, apenas dois pontos a frente do Cascavel CR, 11º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento, que joga neste domingo contra o Londrina, no Estádio do Café.

Na próxima quarta-feira (12) o Coxa estreia na Copa do Brasil contra o Manaus, na Arena da Amazônia, às 22h30. No domingo (16) o jogo será contra o Cascavel CR, no Olímpico Regional, às 16 horas, em duelo válido pela 7ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. O União joga também no domingo pelo Estadual, contra o Londrina no Estádio Anilado, às 16 horas.

ESCALAÇÃO

O técnico Eduardo Barroca promoveu duas estreias nas laterais (Patrick Vieira na direita e Kazu na esquerda) e ainda realizou outras quatro mudanças no time titular coxa-branca em relação ao jogo contra o Londrina, com as entradas do zagueiro Rhodolfo, do volante Matheus Sales e dos pontas Rafinha (esquerda) e Robson (direita).

William Matheus, com dores musculares, foi poupado em vista do jogo contra o Manaus. Seguem em recuperação no Departamento Médico o zagueiro Nathan Ribeiro (fratura no tornozelo), o volante Nathan Silva (fratura na mão) e os meias Gabriel (lesão na coxa) e Giovanni (lesão no tornozelo).

O JOGO

Jogando no 4-2-3-1, o Coritiba mostrou muita movimentação no setor ofensivo e qualidade no um contra um, nas jogadas individuais, fazendo valer a vantagem técnica com relação ao rival. O primeiro gol veio logo aos cinco minutos, com Ruy acertando um chute de canhota de primeira, da entrada da área.

O União, porém, não se entregou. Soube explorar os erros da defesa adversária para levar perigo e chegou ao empate aos 18 minutos, com o gol-pintura do atacante Sato.

A partida chegou a ficar complicada para os donos da casa, mas aí o volante Renê Junior resolveu assumir o papel de garçom, enquanto Rafinha e Sassá dividiram a artilharia.

O experiente ponta recolocou o time alviverde em vantagem nos acréscimos da primeira etapa, aproveitando um lançamento magistral do meio-campista ex-Corinthians. No segundo tempo, Renê ainda entregou um gol para Sassá, aos oito minutos, e aos 10 criou que terminou com o segundo gol de Rafinha.

Até aí a partida estava 4 a 1 para o time da capital paranaense e Eduardo Barroca aproveitou para ‘rodar’ o elenco, já pensando no confronto pela Copa do Brasil. Aos 12 minutos colocou Wellissol na vaga de Rafinha. Aos 15 sacou Renê Junior para a entrada de Matheus Galdezani. E aos 21 promoveu a entrada de Thiago Lopes no lugar de Ruy.

A sede de gols do lado alviverde, no entanto, persistiu. Aos 29 Sassá fez mais um, o quinto do Coxa na partida. E, finalmente, aos 34 minutos, Thiago Lopes aproveitou rebote do goleiro Marcos Paulo para dar números finais ao jogo: 6 a 1.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 6 x 1 UNIÃO

Coritiba: Alex Muralha; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e Kazu; Matheus Sales e Renê Júnior (Matheus Galdezani); Rafinha (Wellissol), Ruy (Thiago Lopes) e Robson; Sassá. Técnico: Eduardo Barroca
União: Marcos Paulo; Casemiro, Sendeski (Douglas Gurgel), Vitor e Cleiton; Sorbara, Rafael, Léo Bartholo (Thiago) e Jabá (Hugo Rodrigues); Luan e Sato. Técnico: Raphael Bahia
Gols: Ruy (5-1º), Sato (18-1º), Rafinha (47-1º e 10-2º), Sassá (8-2º e 29-2º), Thiago Lopes (34–2º)
Cartões amarelos: Renê Júnior (C); Thiago (U)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Público: pagantes (total)
Renda: R$
Local: Couto Pereira, sábado às 17 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

5 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio, Marcos Paulo espalma e Sabino tenta um passe. A bola desvia na zaga e sobra para Ruy chutar de perna esquerda da entrada da área, forte e rasteiro, sem chance para o goleiro.

8 – Cruzamento de Cleiton, Sabino se atrapalha dentro da área e acaba entregando para Sato, que chuta de primeira. Muralha espalma.

12 – Kazu tenta sair jogando individualmente pela esquerda e perde a bola. Jabá arrisca um chute da entrada da área e manda ao lado do gol, sem maior perigo.

14 – Inversão de Léo Bartholo, Luan recebe na direita de ataque, corta para o meio e chuta rasteiro, da entrada da área. Muralha se estica e consegue espalmar.

16 – Kazu tabela com Robson, avança pela esquerda e cruza rasteiro. Sassá se posicionava dentro da área, mas Marcos Paulo se antecipa, sai do gol e corta o perigo.

18 – Gol do União! E que golaço! Trama entre Luan e Rafael Paulista pela direita do ataque, o volante dá a cavadinha, Sato domina de cabeça na primeira trave e finaliza de bicicleta no canto oposto.

19 – Casimiro tenta recuar para o goleiro e erra. Sassá avança para roubar a bola, mas tromba com Sendeski e cai no chão. Árbitro manda o jogo seguir.

21 – Rafinha segura a bola perto da linha de fundo, escapa do marcador e cruza na medida para Robson, que chuta de primeira. Marcos Paulo salva.

22 – Cruzamento de Rafinha, Rhodolfo ajeita de cabeça e Sassa manda um voleio, de primeira, mas exagera na força e manda por cima do gol.

31 – Rafinha passa por dois marcadores pela direita, invade a área e rola para Ruy. O meia chega batendo, a bola desvia na zaga no meio do caminho e passa ao lado do gol.

32 – Cobrança de escanteio de Ruy, a bola desvia dentro da área e sobra para Sassá na segunda trave, que manda um voleio. Marcos Paulo faz grande defesa, segurando no reflexo.

35 – Cruzamento de Ruy, Sassá faz o pivô e Renê Junior chuta de dentro da área. Marcos Paulo espalma. Sassá recupera perto da linha de fundo e toca para Ruy, que cruza. Renê Junior tenta de novo, agora de cabeça, e Marcos Paulo faz outra grande defesa.

41 – Rafinha rouba a bola de Sendeski, se aproxima da área e ajeita para Ruy, que limpa um marcador e chuta. A bola desvia na zaga e passa ao lado do gol.

47 – Gol do Coritiba! Lançamento de Renê Junior para Rafinha, que domina pela direita, dentro da área. Perto da linha de fundo o meia-atacante corta um marcador e fuzila para o gol.

Segundo tempo

7 – Rafinha dá um passe por cima, da esquerda para o meio. Robson domina na entrada da área, corta um marcador e chuta. A bola desvia em Casimiro e vai para fora.

8 – Gol do Coritiba! Cavadinha precisa de Ruy para Renê Junior. Cara a cara com o goleiro, o volante só dá um toque para o lado e Sassá empurra a bola para o fundo do gol aberto.

10 – Gol do Coritiba! Mais uma jogada de Renê Junior. Sassá chuta de fora da área, Marcos Paulo defende, mas o rebote cai nos pés de Rafinha, que não desperdiça.

29 – Gol do Coritiba! Lançamento de Matheus Sales para Robson. O ponta ajeita para Sassá, que chuta de cara para o gol e amplia o marcador.

31 – Cleiton recebe pela esquerda, dentro da área, e chuta cruzado, com efeito. Muralha espalma.

34 – Gol do Coritiba! Cruzamento de Matheus Galdezani, Wellissol chuta e Marcos Paulo defende. No rebote, Thiago Lopes aproveita e marca o sexto gol do time.