Divulgação/Coritiba – Pablo Thomaz chuta para marcar o primeiro gol do Coritiba contra o Paraná Clube

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Paraná Clube, nessa quinta-feira (dia 5) à tarde, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Apesar da vitória, o time alviverde segue na lanterna do Grupo A, com 4 pontos em 5 partidas. A equipe tricolor está em penúltimo lugar do Grupo B, com 2 pontos em 5 jogos.

A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização de quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

Os dois times paranaenses chegaram para o clássico em jejum, sem vitórias na competição.

OS RESULTADOS DO CORITIBA
Coritiba 1×2 Corinthians
Fluminense 1×1 Coritiba
Coritiba 1×4 RB Bragantino
Santa Cruz 1×0 Coritiba
Coritiba 2×1 Paraná

OS RESULTADOS DO PARANÁ
Paraná 1×1 Santos
Grêmio 3×0 Paraná
Sampaio Corrêa 1×1 Paraná
Paraná 1×2 Avaí
Coritiba 2×1 Paraná

REGULAMENTO
Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba tem usado a base do time sub-20 nos Aspirantes, com alguns reforços do elenco principal. Nessa quinta-feira, o técnico Ricardo Quandt contou com o meia Luiz Henrique (21 anos), o centroavante Pablo Thomaz (21 anos), o ponta/lateral Guilherme Biro (20 anos) e os laterais Angelo (19) e Kazu (20). O ponta Wellissol (22 anos) vem atuando pelos aspirantes e foi expulso na rodada anterior.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O Paraná vem usando a equipe sub-20 na competição, comandada pelo técnico Jorge Ferreira. Os únicos reforços do profissional são o zagueiro Guilherme Lacerda (20 anos), o pontas Keslley (21), o meia Lucas Sene (20) e o volante Gabriel Kazu (21). Nessa quinta-feira, Keslley começou no banco.

CORITIBA 2×1 PARANÁ
Coritiba: Marcão; Marcos Ulisses, Habraão, Márcio Gleyson e Ângelo; Bernardo Lemes (Thomaz Carvalho), Biel (Cristiano), Guilherme Biro, Luiz Henrique e Kazu (Robinho); Pablo Thomaz. Técnico: Ricardo Quandt
Paraná: Felipe; Paranhos, Léo Pettenon, Guilherme (Lucão) e Bryan; Kazu e Kriguer; Luis Felipe, Lucas Sene e Helbert (Guilherme Marques); Castanha (Keslley). Técnico: Jorge Ferreira
Gols: Castanha (19-1º), Pablo Thomaz (31-1º) e Guilherme Biro (16-2º)
Local: Couto Pereira

PRÓXIMA RODADA
8 de novembro, 15 horas
Paraná x Vila Nova — Vila Capanema
CRB x Coritiba — Rei Pelé

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.

O Paraná Clube participou pela primeira vez em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas.