Valquir Aureliano – Léo Gamalho comemora seu gol sobre o Sampaio Corrêa: 14° gol do artilheiro do Coritiba na Série B

O Coritiba voltou a vencer depois de quatro rodadas na Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma boa apresentação, o Coxa derrotou o Sampaio Corrêa por 3 a 0 na noite desta terça-feira (19), no Couto Pereira, e se manteve na liderança da competição, com 57 pontos. Os gols foram marcados por Waguininho, Léo Gamalho e João Vitor, todos no segundo tempo. O time volta a jogar na terça-feira, dia 26 de outubro, contra o CRB, em Maceió.

Foi a 16ª vitória do Coritiba na Série B e Léo Gamalho marcou seu 14° gol na competição (ele é o vice-artilheiro, atrás de Edu, do Brusque, que marcou 16). Agora o Coxa lidera com cinco pontos à frente do Botafogo e do Goiás. O Botafogo enfrenta o Brusque nesta quarta-feira (20); já o Goiás empatou sem gols com o Londrina nesta terça-feira. Com a derrota, o Sampaio Corrêa permaneceu na 10ª posição, com 40 pontos. No próximo dia 28 o time do Maranhão recebe o Guarani em casa.

Primeiro tempo
O Coritiba começou melhor, com mais domínio de bola e mais presença no campo adversário. O Sampaio Corrêa marcava forte e levou mais perigo nos primeiros minutos, aproveitando contra-ataques em velocidade e falhas de posicionamento da defesa do Coxa. O time do Maranhão teve duas boas chances no primeiro tempo. Aos poucos o Alviverde se impôs e dominou o meio-de-campo com a boa movimentação de Igor Paixão e Robinho, que fazia triangulações com Natanael pela direita. O lateral do Coxa foi um dos melhores da primeira etapa. O Coxa chegou pelo menos cinco vezes com perigo e na melhor delas o goleiro Luiz Daniel evitou o gol.

Segundo tempo
Com a mesma postura no início do segundo tempo, o Coritiba abriu o placar logo a 1 minuto, com Waguininho, o que aliviou a pressão. O técnico do Sampaio Corrêa, Felipe Surian, mandou o time para a frente, o que deu mais espaço para o Coxa. Com o segundo gol, Surian fez mais duas substituições na equipe, o que abriu ainda mais o jogo e facilitou para o Coritiba. O Alviverde chegou ao terceiro gol com facilidade e depois passou a trocar passes. O técnico Gustavo Morínigo ainda trocou Robinho por Rafinha, o que manteve a pressão sobre a defesa do adversário.

Veja as atuações do Coxa na vitória sobre o Sampaio Corrêa

Estatísticas
O Coritiba teve 62% de posse de bola e finalizou 17 vezes, oito delas no gol. O Sampaio Corrêa finalizou nove vezes e errou todas. O Coxa teve nove escanteios a seu favor e cometeu 17 faltas. Já o time maranhense não teve nenhum escanteio e cometeu 14 faltas. O Alviverde acertou 86% dos passes e o adversário foi eficiente em 80%. Os dados são do site Sofascore.

CORITIBA 3 x 0 SAMPAIO CORRÊA

Coritiba
Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias (Jhonny Douglas), Val (Gustavo Bochecha) e Robinho (Rafinha); Igor Paixão (João Vitor), Waguininho (Willian Alves) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo

Sampaio Corrêa
Luiz Daniel; Watson, Allan Godói, Nilson Júnior e Matheus Mascarenhas; Baraka (Jean Silva), Ferreira, Eloir (Betinho) e Léo Artur (Nadson); Pimentinha e Jackson (Diego Cardoso). Técnico Felipe Surian

Gols: Waguininho (1-2°), Léo Gamalho (14-2°) e João Vitor (30-2°)
Cartões Amarelos: Willian Alves (Coritiba); Mascarenhas e Ferreira (Sampaio Corrêa)
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF), Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Local: Couto Pereira
Público e renda: não informados

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo
6 – O Sampaio Corrêa chega com perigo. Pimentinha avança pela direita, passa pela defesa e encontra Léo Artur na área. Ele chuta à esquerda do gol de Wilson.

13 – O Coritiba responde. Robinho coloca na área e Léo Gamalho cabeceia para fora.

19 – O Sampaio faz boa jogada pela esquerda com Jackson, Léo Artur recebe na área e gira no meio de três jogadores do Coxa. Jackson bate de primeira, à esquerda de Wilson, na melhor chance do primeiro tempo.

20 – Val chuta de fora, por cima do gol do Sampaio Corrêa.

25 – William Farias faz boa jogada pelo meio, Léo Gamalho faz a parede e Robinho bate para a defesa de Luiz Daniel.

30 – Pimentinha avança com perigo pela direita e entra na área, mas chuta em cima de Luciano Castán.

34 – Waguininho tenta um voleio depois do cruzamento de Robinho, mas a bola sobe demais.

38 – Melhor chance do Coxa no primeiro tempo. Natanael cruza e Igor Paixão finaliza, mas o goleiro Luiz Daniel faz uma boa defesa.

45 – Willian Farias cruza, Igor Paixão cabeceia e o goleiro Luiz Daniel escorrega, mas a bola sai por cima.

Segundo tempo
1 – Gol do Coritiba. Depois do cruzamento de Igor Paixão, Waguininho finaliza no canto direito de Luiz Daniel.

14 – Gol do Coritiba. Igor Paixão bate de fora da área, o goleiro rebate e Léo Gamalho aproveita o rebote para ampliar.

19 – Natanael aproveita lance de Robinho e chuta, mas Luiz Daniel defende.

30 – Gol do Coritiba. João Vitor, em sua primeira participação na partida, bate cruzado e rasteiro no canto direito de Luiz Daniel.

37 – Rafinha recebe na área e dribla o goleiro Luiz Daniel, mas toca forte demais e perde o ângulo para finalizar.