Franklin de Freitas

O prefeito Rafael Greca anunciou na tarde desta quarta (7) nas redes sociais que Curitiba retorna à bandeira amarela a partir desta quinta (8). A capital paranaense estava desde 25 de fevereiro em bandeira laranja, ou seja, 133 dias de medidas mais restritivas. Na bandeira amarela, além da ampliação de horários para funcionamento de algumas atividades, haverá também a retomada de atendimento presencial aos domingos. Eventos coorporativos de interesse profissional também poderão ser realizados, mas com limitação máxima de até 100 pessoas, com garantia de distanciamento adequado e respeito as regras e protocolos sanitários. Podem voltar funcionar, com 50% de ocupação, teatros, cinemas e bares, todos deverão seguir protocolos específicos e manter as medidas e comportamentos para evitar a transmissão do novo coronavírus. Também voltam a funcionar, com restrições de horário e regras, os espaços para práticas esportivas coletivas.

“Anuncio que Curitiba está em bandeira amarela. Quero agradecer, do fundo do meu coração de Prefeito, a todos que colaboraram para este resultado. Sigamos cautelosos. Ainda não estamos em plena normalidade. O tempo de Cura está próximo. A vida, mesmo seja que com novo normal, com máscara e distanciamento social, pode fluir mais abundantemente e com mais alegria. Vai passar, a medida que a imunização vai acontecendo em massa, a cidade tende a ficar livre do flagelo da pandemia. Esperamos que no fim do ano estejamos felizes e de vida normal”, afirmou Greca, em vídeo encaminhado à imprensa. No vídeo, a primeira-dama Margarita Sansone, agradeceu aqueles que se cuidaram até aqui e reforçou o pedido para que os curtibanos seja ainda mais responsável para evitar o contágio da covid:  “Estamos muito gratos a todos aqueles que foram responsáveis até agora. Eles nos trouxeram até a bandeira amarela. Vamos continuar assim e um pouco mais responsáveis para que possamos chegar à normalidade’.  

VEJA AQUI AS PRINCIPAIS MUDANÇAS COM A BANDEIRA AMARELA

A decisão já era esperada, já que na última renovação da bandeira laranja, na semana passada, várias medidas foram relaxadas, sendo liberadas inclusive festas para até 50 pessoas. Nos últimos dias, os números da Covid-19 na capital paranaenses mostraram uma desaceleração da doença. Na terça (6), foram confirmados 764 novos casos de covid-19 e 22 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. São 7.341 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus e o mais importante:  a taxa de ocupação dos 548 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 estava ontem em 82%.

A vacinação é a responsável pela ‘trégua’ da Covid em Curitiba.Até essa quarta (7), a cidade já aplicou 1.115.627 unidades da vacina anticovid – primeira e segunda doses ou dose única. Ao todo, 59,8% da população de Curitiba acima de 18 anos já receberam ao menos uma dose.

“Não é vida normal”, alerta secretária municipal de Saúde

As boas novas, contudo, não significam que a situação na cidade esteja tranquila e que a vida esteja retornando à normalidade. Por isso, a secretaria municipal da Saúde (SMS) fez questão de ressaltar, em entrevista coletiva, a importância da população seguir respeitando medidas como o uso de máscara e também de seguir evitando aglomerações. “Não é vida normal, não significa que está tudo bem, que a pandemia acabou. Precisamos da colaboração de todos”, diz a secretária Márcia Huçulak. “Número de casos ativos ainda é muito alto, acima de 7 mil, e temos uma meta para baixar esses número de casos ativos nos próximos 15 dias para menos de 5 mil, quatro mil casos ativos em Curitiba”, explicou ainda ela. Diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira explicou ainda que um cojunto de indicadores acabou permitindo o retorno do município a bandeira amarela e a flexibilização das medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia.

“O conjunto dos nossos indicadores apontaram para a mudança da bandeira. A taxa de transmissão da doença, taxa de ocupação, dos óbitos… Esse conjunto, tanto na transmissão, hoje em torno de 700 casos por dia, dos óbitos, cerca de 20, 25 por dia, a taxa de transmissão que vem decaindo, enfermarias, UTIs, permitiram que a bandeira fosse para a cor amarela. Sem dúvida alguma é um indicador favorável, positivo para todos nós. Mas não é o momento para relaxamento, e sim para manutenção de todas as medidas de prevenção, como uso de máscara, higienização de mãos. A imunidade coletiva só será atingida quando tivermos mais pessoas imunizadas e mesmo assim precisaremos controlar a transmissão comunitária e também seguir com o monitoramento do comportamento da Covid, das novas variantes. Todo esse trabalho é ininterrupto.”

Histórico das bandeiras na cidade

2020

13/06 a 17/08: bandeira laranja
18/08 a 6/09: bandeira amarela
7/09 a 27/09: bandeira laranja
28/09 a 26/11: bandeira amarela
27/11 a 27/01: bandeira laranja

2021

28/01 a 24/02: bandeira amarela
25/02 a 12/03: bandeira laranja
13/03 a 4/04: bandeira vermelha
5/04 a 27/05: bandeira laranja
28/05 a 8/06: bandeira vermelha
9/06 a 7/07: bandeira laranja

Em breve mais informações