Os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios da Assembleia Legislativa realizaram a terceira reunião ordinária na manhã desta terça-feira (6), na Sala das Comissões do Legislativo. Alguns requerimentos foram apresentados pelos parlamentares e deverão ser analisados e votados na próxima semana, e dizem respeito principalmente aos procedimentos internos da comissão, na composição de seu corpo técnico, além do apoio de instituições como o Ministério Público Federal (MPF) acerca de situações envolvendo contratos e concessões de pedágio.

Ao abrir a reunião, o presidente da CPI, deputado Nelson Luersen (PDT), ressaltou que alguns documentos já chegaram à comissão, especialmente relativos à composição societária das concessionárias. O deputado Tercílio Turini (MD), que embora não seja titular da CPI, mas tendo o documento subscrito pelo deputado titular Alceu Maron (PSDB), solicitou, entre outros pontos, o convite ao ex-governador Jaime Lerner para falar sobre o processo de implantação do pedágio no estado. A iniciativa será apreciada na próxima reunião, agendada para o dia 13 de agosto, além do pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal das empresas, feito pelo deputado Cleiton Kielse (PMDB).

Para o deputado Douglas Fabrício, relator da CPI, o próximo passo será o aprofundamento do estudo da documentação remetida à comissão. Em seguida, serão feitas visitas ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Contas do Estado, para que os integrantes tenham conhecimento dos dados, tanto das demandas judiciais envolvendo os pedágios, quanto dos apontamentos já feitos pela Corte de Contas sobre as obras nas rodovias. Já começamos a organizar os trabalhos da CPI. Os documentos estão chegando. Agora vamos fazer visitas a outros órgãos, estudar com profundidade os documentos e na sequência, convidar as pessoas para falarem na CPI, analisou o relator.