André Rodrigues

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) deve concluir dentro de 15 dias seu relatório sobre o desabamento de um prédio em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, registrado na madrugada de sábado (04). Uma equipe de fiscalização do Crea-PR foi até o local e fez um levantamento dos profissionais envolvidos na obra atual de escavação, e também dos profissionais que fizeram, em 2015, a fiscalização no prédio onde houve o sinistro.  Os motivos que levaram ao desabamento também estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Com o relatório dos profissionais envolvidos, a equipe irá juntar outros laudos emitidos pela polícia científica e Corpo de Bombeiros para encaminhar à Câmara Especializada de Engenharia Civil, instância deliberativa do Conselho.

 Se a Câmara entender que houve imperícia ou imprudência por parte de algum profissional e que isso pode ter levado ao sinistro, o responsável poderá ser enquadrado no código de ética. Entre as penas previstas estão a advertência reservada, a censura pública e, em última instância, a cassação de registro.

O desabamento do prédio em Colombo foi registrado na madrugada do dia 4. O acidente pode ter sido provocado por uma escavação que ocorria ao lado do local. Cinco pessoas ficaram feridas – duas crianças, duas mulheres e um homem.  O prédio tinha dois apartamentos, uma academia, um supermercado, que estava desativado há seis meses, e um estacionamento que estava em reforma há 15 dias. Segundo informaçõe dos bombeiros, a obra conta com alvará, mas as escavações podem ter causado problemas na estrutura do prédio.