A repaginação do Curitiba de Graça, com layout assinado por Júnior Rodrigues, chegou junto com a primavera, em 22 de setembro. Durante as próximas semanas vários novos conteúdos, sessões, colunas e séries especiais serão lançadas. Nesta primeira semana o portal ganhou mais matérias especiais, uma coluna de humor e outra de literatura.

Para esta edição do Bem Paraná, confira as novidades do portal cultural e atrações para a semana. 


É Primavera

Crédito: Pedro Vieira

O fotógrafo profissional fotografou o último fim de semana do inverno, já com ares de primavera.

 

Começou a primavera, não é mesmo? Para mostrar toda a beleza dessa estação, o Curitiba de Graça está recebendo fotos dos leitores para serem publicadas nas redes sociais.

Mande suas fotografias para nós. É só enviar suas fotos com nome e contato para: [email protected] 


Novas Clarices

Crédito: Acervo da publicitária

Rafaela Riera

Responda rápido: quais escritoras brasileiras você conhece? Nomes como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Helena Kolody deverão ser citadas mas, muitas outras esquecidas. Por isso, a publicitária curitibana Rafaela Riera, que atualmente mora em São Paulo, ao fazer essa pergunta para amigos, percebeu que era preciso divulgar novas autoras. Assim, nasceu o projeto “Novas Clarices”, que pode ser acompanhado pelo perfil: https://www.instagram.com/novasclarices/

Confira a reportagem da Camile Triska, na íntegra, em: https://curitibadegraca.com.br/alem-da-clarice-lispector-curitibana-indica-livros-de-autoras-brasileiras-no-instagram/


MON em fotos

Crédito: Rosana Anjos

O foto de Rosana Anjos foi uma das vencedoras do prêmio

Para comemorar seus 17 anos de existência, o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma galeria virtual com 17 fotos vencedoras da campanha #meumon: Revele o Museu que só Você Vê. Entre mais de duas mil fotos participantes, uma comissão julgadora escolheu as imagens que se destacaram em originalidade e criatividade. Os vencedores ganharam 100 ingressos cada, para presentear amigos e familiares com visitas ao museu, que poderão ser realizadas assim que o espaço reabrir ao público.

Os ganhadores foram: Adriana Kukla, Amanda Samways, Cinthia Castro, Edu Aguiar, Fernando Caovilla, Guilherme Negrão, Kyra Ferreira, Silvio Fernandes, Rosana Anjos, Ana Ciffoni, Alexandre Chaym, Henrique Wollz, Faisal Iskandar, Marcos Marcolla, Alexandre Kenji Okabaiasse, Bruno Conde e Meiri Janz.

Veja mais em: https://curitibadegraca.com.br/mon-inaugura-galeria-virtual-com-fotos-vencedoras-de-concurso/


Mostra Move de Teatro

Crédito: Divulgação


Entre os dias 3 outubro e 21 de novembro, o Espaço Obragem, de criação e compartilhamento artístico, recebe a 3ª Mostra Move de Teatro, que nesta edição levará ao público, de forma on-line, o trabalho inédito de oito grupos teatrais curitibanos, realizados durante o período de isolamento social causado pela covid-19.

As peças serão transmitidas ao vivo, aos sábados, sempre às 20h, no YouTube e Facebook do Grupo Obragem. Nas sextas, também a partir das 20h, o público ainda poderá conhecer a trajetória de cada grupo e seus procedimentos de criação, por meio de entrevistas nas redes sociais.

Os grupos que integram a programação da mostra são Teatro Secalhar; Trupe Periferia; Trupe Ave Lola; Minha Nossa Cia. De Teatro; Antropofocus; Teatro P.U.T.O; CiaSenhas e Grupo Obragem de Teatro. Para os organizadores, Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, o principal objetivo do evento é criar um espaço de diálogo e troca com artistas e grupos que desenvolvem investigação artística, com diferentes linhas de pesquisa, mostrando diferentes modos teatrais de criar e pensar a atualidade.

Confira a programação completa em: https://curitibadegraca.com.br/mostra-move-de-teatro-reune-companhias-curitibanas-em-transmissoes-ao-vivo/

Acompanhe pelas redes sociais:

https://www.facebook.com/obragem/

https://www.instagram.com/grupoobragemdeteatro/

https://www.youtube.com/user/Eduolga 


Guerra do Contestado

Crédito: Acervo do documentarista

Dirk com Maria Simão, a Mariazinha, uma das últimas sobreviventes da Guerra do Contestado.

São poucas as pessoas que sabem que o Paraná já foi palco de uma das maiores guerras do século XX no Brasil. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terra de um lado e representantes dos poderes estadual e federal do governo brasileiro do outro, e entre eles o próprio Exército e as forças da Polícia Militar do Paraná e de Santa Catarina. Para manter a história viva, o jornalista Dirk Lopes, que trabalha e mora em Curitiba, mas nasceu na região do conflito, produziu o webdocumentário “Órfãos do Contestado”, que está disponível gratuitamente em: https://www.youtube.com/. Para conferir a reportagem exclusiva feita pelo editor do Curitiba de Graça, Carlos Borio, é só acessar: https://curitibadegraca.com.br/jornalista-conta-a-historia-da-guerra-do-contestado-em-documentario/


Mundando de Murilo Silvestrim

Crédito: Rachel Ramos

O cantor prepara o CD “Encontrar”

O cantor, compositor, escritor e instrumentista Murilo Silvestrim lançou agora, na segunda quinzena de setembro, o single “Mudando”. A canção faz parte dos trabalhos para o seu segundo CD, com o título “Encontrar”, que está em pré-produção.

O artista conta que a música tem bastante relação com esta época. “Depois de bastante tempo lancei esse single com clipe que, para mim, representa muito esse momento tão diferente que passamos. Estou feliz por poder seguir fazendo e vendo sentido nas coisas que escrevo e toco”, disse em suas redes sociais.

O cantor explica que a canção é uma tentativa de abrandar suas inquietações e nela trabalha “uma sonoridade mais contemporânea, ambiências lentas e instrumentação enxuta”. “O single propõe uma reflexão sobre nossas memórias, nosso caminho e tempo interior”, diz. “Busco, por meio desse trabalho, mergulhar na arte do dia a dia.”

Para conhecer o clipe, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-Ldq8inTB80.

Acesse a reportagem completa, aqui: https://curitibadegraca.com.br/curitiba-e-arte-murilo-silvestrim-trabalha-em-novo-cd-e-lanca-single/ 


Uma boa dose de humor

Virou febre uma nova profissão: a de ser treinador, ou melhor: coach. Tem coach de saúde, de carreira, de inteligência emocional… Bem, o Curitiba de Graça aderiu! Tem sua própria treinadora, a coach sinistra que vem com sua visão peculiar de mundo, carregada com uma dose cavalar de sarcasmo.

Confira a coluna de humor do portal, aqui: https://curitibadegraca.com.br/uma-coach-so-nossa/ 


Olhar de Cinema

Crédito: Christian Alves

Filmagens, de 2017, do documentário “A alma do gesto”, que participado Festival.

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que neste ano serão realizadas on-line através de plataforma virtual de videoconferência. Os interessados devem se inscrever até o dia 1º de outubro no menu Minha Conta no site olhardecinema.com.br.

As oficinas propostas são: “Olhares para curtas brasileiros contemporâneos: imagens entre o aprisionamento e a libertação”, por Adriano Garret, “Introdução à direção de fotografia: o pessoal é político”, por Lilis Soares; e “Trilha sonora”, por Daniel Simitan. Cada oficina tem 35 vagas e caso haja mais inscritos que esse número, será realizado um processo de seleção. É permitida somente a inscrição em uma oficina e a participação de pessoas com mais de 16 anos.

O Festival, que ocorre em plataforma digital, vai de 7 a 15 de outubro e os ingressos, a R$ 5,00, já estão à venda. Veja qual a programação e como comprar aqui:

https://olhardecinema.com.br/filmes/filmes-dia-a-dia/


Ditadura Nunca Mais

Crédito: divulgação.

Jotabê Medeiros fez biografias de Raul Seixas e de Belchior.

 

O jornalista e crítico musical Jotabê Medeiros, que escreveu as biografias de dois dos mais importantes ícones da Música Popular Brasileira: Raul Seixas: Não Diga Que a Canção Está Perdida e Belchior: Apenas Um Rapaz Latino-Americano, é o entrevistado da jornalista Thea Tavares na próxima quinta-feira, 1.º de outubro, às 20h, no  canal do Movimento Gota D´Água no Instagram´: https://www.instagram.com/movimentogotadagua/. Com o tema “Ditadura Nunca Mais! Resistência e contestação cantadas em verso e prosa”, os jornalistas abordarão a política atual do país, os golpes contra a cultura, contra a classe artística e a imprensa. O Movimento Gota D’Água foi criado em maio passado em Curitiba e visa debater e contestar a política do governo federal atual.

Para acessar outros conteúdos culturais e de entretenimento, é só entrar em: www.curitibadegraca.com.br.