Franklin de Freitas – Município dá mais uma chance para atrasados

Com a chegada de nova remessa de imunizantes contra a Covid-19 a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará a repescagem, hoje, para os nascidos entre o ano 2000 até o dia 15 de setembro de 2003, aqueles que estarão completando 18 anos no dia da vacinação. Também serão vacinadas gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, com declaração médica.

A última repescagem foi no dia 30 de agosto, quando foram convocados os nascidos entre os anos de 1992 e 1999. Com essa convocação a SMS estará dando uma segunda oportunidade para um grupo que ainda não havia sido contemplado com repescagem.

O atendimento será feito em 19 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h.

Curitiba deveria receber da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), até o final de ontem, 40.092 doses. A convocação de repescagem para novas faixas etárias depende de avaliação de estoque remanescente.

Os imunizantes dessa última remessa são todos destinados para concluir a vacinação da população acima de 18 anos. Para iniciar a convocação de adolescentes e ampliar a aplicação da dose de reforço, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, Curitiba aguarda a chegada de vacinas com essa destinação.

Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria Municipal da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. A vacinação contra a covid-19 está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.

Para receber a vacina, a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.