Os prefeitos de Curitiba, Luciano Ducci, e de Durban, Obed Mlaba, assinaram nesta quarta-feira (7) acordo de irmandade entre as cidades. A assinatura foi na Prefeitura de Durban, que é uma das sedes da Copa do Mundo da África do Sul.

“Com este acordo, vamos estabelecer parcerias nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, entre outras”, disse Luciano Ducci. “Durban foi uma das principais sedes da Copa 2010, abrigando até um jogo da semifinal. Esta experiência de Durban na Copa será compartilhada com Curitiba para nossa preparação para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”, afirmou.

O prefeito de Durban destacou os prêmios internacionais que Curitiba tem recebido nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. “A cidade de Curitiba é uma referência nesta área e poderá nos passar esta experiência bem-sucedida”, disse Obed Mlaba.

A solenidade teve a participação do Conselho Superior da Câmara Municipal e da Prefeitura de Durban. O vereador de Curitiba Mario Celso Cunha presidiu uma sessão conjunta da Câmara Municipal de Durban, que aprovou o protocolo de irmandade. Este protocolo sera apresentado na Câmara Municipal de Curitiba. “É uma parceria excelente, com uma cidade muito importante da África do Sul, tenho certeza que Curitiba trocará experiências interessantes com Durban”, disse Mario Celso, líder do governo municipal e presidente da Comissão da Câmara para a Copa de 2014.

Depois da assinatura, os prefeitos inauguraram um totem das cidades-irmãs de Durban, já com o nome de Curitiba. Também houve uma revoada de balões na praça em frente à Prefeitura de Durban, em homenagem a Curitiba.

O acordo de irmandade foi definido em março último, quando o prefeito de Durban, Obed Mlaba, esteve em Curitiba e participou da Conferência de Cidades Inovadoras.

Durban é uma cidade pertencente a província de KwaZulu-Natal, na costa do Oceano Índico. É a terceira maior cidade da África do Sul em número de habitantes após Johannesburgo e Cidade do Cabo. Está localizada no município metropolitano de Thekwini, tem cerca de 3 milhões de habitantes no território municipal e 4 milhões de habitantes somando-se à região metropolitana. Uma característica interessante da cidade é que ela é a maior cidade indiana do mundo fora da Índia. A língua mais falada é o zulu, seguida pelo inglês, o afrikaans e o hindi.

Além de ser um centro turístico, o seu porto é o maior de toda a África (entre os portos generalistas) e aloja o maior terminal de contâineres de todo o Hemisfério Sul, bem como um substancial setor industrial.

Hoje, Durban é o porto receptor mais movimentado na África, e um destino turístico popular. O Golden Mile, desenvolvido como um destino turístico de boas-vindas na década de 1970, bem como Durban em geral, oferecem atrações turísticas amplas, especialmente para as pessoas em férias provenientes de Johannesburgo. Perdeu o seu posto de procura por turistas internacionais para a Cidade do Cabo na década de 1990, mas permanece mais popular entre os turistas domésticos. A cidade é também uma porta de entrada para os parques nacionais e locais históricos de Zululand e do Drakensberg.

Além do acordo com Durban, o prefeito Luciano Ducci participa na África do Sul, nesta quinta-feira (8), em Johannesburgo, do evento de lançamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Luciano Ducci foi convidado pela FIFA para o evento, que reunirá o presidente Lula, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, autoridades de todas as cidades e estados sedes da Copa de 2014, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o presidente da CBF e do Comitê Brasileiro da Copa, Ricardo Teixeira.

“Será um momento muito especial, em que a Copa do Mundo do Brasil será oficialmente lançada pela FIFA. Para Curitiba, será uma honra estar presente neste grande evento mundial”, disse Luciano Ducci. “Também aproveitaremos a viagem para fazer observações visando à preparação de Curitiba para a Copa.”

Luciano Ducci também fará visitas técnicas a estádios e instalações da Copa da África do Sul, como sistema de transporte, central de segurança, centro de imprensa, entre outros, para obter subsídios para a preparação de Curitiba para o próximo Mundial. Luciano Ducci retorna ao Brasil no dia 9.

No evento do dia 8, no Centro de Convenções de Johannesburgo, a logomarca da Copa 2014 será apresentada pelo tetracampeão Romário. A escolha do logo foi feita por uma equipe formada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner. Além do símbolo escolhido, outras seis imagens fizeram parte da votação.

A cerimônia será na Casa Brasil, espaço montado pela Embratur para divulgar o país como destino turístico aos estrangeiros. Curitiba faz parte da Casa Brasil, que funciona até 11 de julho, com o tema Brazil Sensational Experience.

O módulo de Curitiba na Casa Brasil reúne lindas imagens da cidade e do Paraná, monitor para a exibição de vídeos voltados para temas como meio ambiente, mobilidade, economia e negócios e turismo.

Os visitantes também podem manipular publicações a respeito de aspectos da cultura paranaense e recebem um folder informativo e um mini-cd com um vídeo sobre Curitiba. E há uma obra de arte do artista plástico curitibano Luiz Gagliastri – uma araucária estilizada feita de metal reciclado e pedras brasileiras.