Reprodução/Youtube SMSC

Curitiba superou nesta terça-feira (1°) a marca de mil mortes pela Covid-19. O boletim da Secretaria Municiapl de Saúde trouxe 13 novos óbitos confirmados, totalizando 1.010 os casos fatais da doença na Capital.

Também foram confirmados masi 396 casos da doença, elevando para 33.368 os casos desde o início da pandemia.

Outro dado apresentado foi o da taxa de replicação, que passou para 1,14, depois de ter baixado para a casa dos 0,7 na semana passada.

Os novos dados mereceram uma bronca da secretária de Saúde, Márcia Huçulak, durante a live de apresentação do boletim. A secretária lembrou que o fim de semana com sol e calor lotou parques, praças e bares da Capital, e que isso já refletiu numa maior procura de pessoas com síndromes respiratórias nas unidades de saúde e UPAs de Curitiba neste início de semana.

“Bandeira amarela não é vida normal”, disse a secretária em tom severo. “Nossa preocupação é voltar para a bandeira laranja. Não é momento de fazer aglomeração”, reforçou.

Além dos novos casos e mortes, o boletim trouyxe ainda que há 638 casos suspeitos e 28.148 recuperados. Nesta terça, 488 pessoas estavam internadas e 171 em UTIs.