Nesta semana, a Prefeitura de Curitiba colocou em funcionamento um ônibus movido 100% a eletricidade, sem emissão de poluentes. O veículo ficará um mês em teste na linha Circular-Centro.

Além das características ambientais – como emissão zero de poluentes e silêncio do motor –  o modelo em teste tem embarque facilitado para idosos, crianças e deficientes.


Empresas paranaenses lançam projeto de descarte sustentável
A empresa paranaense JRD Logística de Marketing, com sedes em São José dos Pinhais e São Bernardo do Campo (SP) fará o descarte sustentável de displays e materiais utilizados em campanhas de marketing, em parceria com o Grupo Boticário.

O projeto prevê a logística reversa e reciclagem, com plano detalhado de descartes regionais e envolvimento da rede de franqueados do Grupo Boticário. Usinas de reciclagem, localizadas nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina farão a separação das peças de aço, papel e plástico dos displays. O que pode ser reaproveitado é usado em embalagens de displays novos. Ao final do processo A JRD fica responsável pelos descartes e o Boticário fará os cálculos do que isso representa em ganhos ambientais como, por exemplo, a redução de emissões de CO2. Todos os materiais receberão laudos e certificados de destino.



Série apresenta a arte caiçara de construir instrumentos
A arte caiçara de construir instrumentos musicais ganha as telas da televisão este mês. A  Paraná Educativa está exibindo, desde o dia 07 de outubro, "Luteria Caiçara", uma série documental em quatro capítulos. Os episódios vão ao ar sempre aos domingos, às 18h, com reprises nas terças-feiras, 22h30.  Realizada pela produtora curitibana Olaria Cultural, a produção é dirigida por Lia Marchi, que há 20 anos se dedica à documentação de manifestações da cultura popular.  O primeiro episódio mostra o ofício do Lutier, a profissão de quem constrói instrumentos musicais. Uma arte antiga que é passada de geração para geração. O segundo capítulo valoriza a música do Fandango. A terceira parte apresenta a Associação Jovens da Jureia, que recupera a identidade local através de manifestações como música, artesanato e preservação da natureza. Já o último episódio relata a experiência da Associação Mandicuera de Cultura Popular, sediada na Ilha dos Valadares.  Assista o trailer: www.facebook.com/events/975716005935250/