A Associação Brasileira de PCHs e CGHs, (ABRAPCH) promoveu nesta terça-feira (17), uma visita técnica a CGH Barigui, com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Na oportunidade foi apresentado o detalhamento da implantação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, localizada no vertedouro do lago do Parque Barigui e que começará a funcionar no dia 04 de outubro.

A energia criada pela CGH Nicolau Klüppel será capaz de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês, o que equivale à metade da energia consumida em todo o Parque Barigui mensalmente. A mesma quantidade seria capaz de suprir o consumo energético de 135 casas médias, com famílias de quatro pessoas. As informações sobre geração e economia poderão ser conferidas pelos munícipes em um aplicativo que estará disponível para sistemas Android e iOS.

Balneário Ipanema recebe mutirão de Limpeza de Praia
Anualmente o terceiro sábado do mês de setembro é o dia em que pessoas de todo o Planeta se unem em um grande mutirão para celebrar o Dia Mundial da Limpeza de Praias. No próximo dia 21, o Litoral paranaense também fará parte desta corrente com uma ação realizada em Pontal do Paraná, a partir do Balneário Ipanema. A iniciativa é do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) e de outros 22 projetos em parceria com a Petrobras. Os voluntários esperam coletar 12 toneladas de resíduos em 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul.

Como participar do Mutirão de Limpeza das Praias
A ação será aberta ao público e terá início, às 9h, no acesso à praia em frente à Avenida São Luiz, no Balneário Ipanema. Antes de iniciar a atividade, os organizadores do evento falarão sobre a importância da forma correta do descarte de resíduos e os riscos que esses resíduos causam ao ecossistema. Junto às atividades de Educação Ambiental estará o espaço marinho itinerante do REBIMAR, o qual é composto por um trailer e uma tenda de 64 m2, com exemplares da biodiversidade marinha e uma exposição de resíduos sólidos que são descarregados nos oceanos.

Piscina pública com plantas filtrantes é aberta no Canadá
O Parque Borden, localizado em Edmonton, no Canadá acaba de reinaugurar uma piscina que agora é totalmente natural. Esta é a primeira piscina externa pública sem produtos químicos do país. O processo de limpeza da água é realizado por meio de variadas combinações: pedra, cascalho, areia e plantas.