Divulgação – Degustau00e7u00e3o no Dia da Xepa de 2017

O Mercado Municipal de Curitiba, em parceria com a Secretaria de Abastecimento de Curitiba, e organização da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesm), recebe no sábado o 2º World Disco Xepa, evento que visa a conscientização do não desperdício de alimentos e que acontece simultaneamente em mais de 40 países. 
A iniciativa é do Slow Food Youth Network que engloba toda a rede Slow Food e tem como objetivo combater o desperdício de alimentos. Por aqui, a ideia é representada pela Rede Jovem do Slow Food. Voluntários vão participar de workshops de gastronomia, de higiene e manipulação de alimentos, além de compostagem. Serão servidos quitutes, sopas, saladas e sucos preparados com o que normalmente se joga fora. 
 Todos os anos 1,3 bilhões de toneladas de alimentos vão para o lixo. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Não existem dados oficiais sobre o problema, no Brasiol, mas estima-se que entre 20% a 30% de todo alimento produzido é desperdiçado no País. Em Curitiba, a Secretaria de Abastecimento tem um programa contra o desperdício nos armazéns e mercados da Prefeitura.
Na Capital, o evento do dia da xepa e de conscientização acontece na Praça de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, a partir das 10 horas.