Pixabay

O Nordeste brasileiro tem um litoral para todos os gostos e estilos, desde praias com cenários calmos e paradisíacos até aquelas selvagens com ótimas ondas para o surf. Mas estas são apenas algumas das qualidades que a região proporciona aos seus visitantes – O Nordeste tem uma rica diversidade cultural, com características únicas em cada um dos seus estados. Então, se você está planejando explorar a cultura na sua próxima escapada, veja alguns detalhes para enriquecer o seu roteiro.

Maranhão

O estado mais ocidental do Nordeste, o Maranhão ainda se beneficia do clima tropical da floresta amazônica. Sua capital, São Luís, foi fundada pelos franceses no século XVII, em poucos anos passou para o domínio holandês e, finalmente, para os portugueses. Isso explica a riqueza arquitetônica da cidade velha: azulejos soberbos, varandas e balcões com gradis, igrejas no estilo neoclássico e barroco, telhados coloridos; tudo remete à cultura portuguesa. Listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, é o maior conjunto de arquitetura colonial portuguesa no mundo.

Piauí

Com um litoral pequeno, de pouco mais de 60 quilômetros, o Piauí tem muitas outras belezas a serem descobertas. A capital, Teresina, preserva um centro histórico com antigos casarões, conta com parques, centro de artesanato e uma vasta culinária típica, além da famosa cajuína. No sul do estado estão um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde há inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde se localiza o Museu do Homem Americano.

Ceará

O Ceará é um dos estados de maior extensão litorânea, com praias de destaque como Jericoacoara, Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco e Porto das Dunas, na qual está o Beach Park. Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A cultura do Ceará tem fortes influencias portuguesas e relevante influência indígena, com destaque para o artesanato de rendas, bordados e produção de redes.

Rio Grande do Norte

O turismo no Rio Grande do Norte conta com as atrações da capital, Natal, tendo como destaques a praia da Ponta Negra, a Fortaleza dos Reis Magos e o Parque das Dunas. Mas são as praias de Genipabu, com suas famosas dunas, e Tibau do Sul, onde se localizam as praias de Pipa e do Amor, os destinos que atraem grande parte dos visitantes do estado.

Paraíba

A capital da Paraíba, João Pessoa, é considerada porta de entrada para o turismo no estado.  Tendo como principal cartão-postal o Parque Sólon de Lucena, a cidade conta com 37 quilômetros de praias, como as de Bessa, Manaíra, Penha e Tambaú. Tem também um vasto acervo cultural e construções históricas, e ainda a segunda maior reserva de Mata Atlântica do Brasil localizada em área urbana. Campina Grande, no agreste, é o principal destino turístico do interior, abrigando um dos principais eventos realizados na Paraíba: o Maior São João do Mundo.

Pernambuco

Recife (Pernambuco) é a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1537. Apelidada de “Veneza tropical” por causa do grande número de pontes e canais, a cidade possui magníficos monumentos de arquitetura colonial e um carnaval mundialmente famoso. Fronteira com Recife, ao norte, Olinda testemunha um rico passado português: a partir do século XVI, tornou-se uma das cidades mais prósperas do Nordeste graças à sua indústria açucareira. Assim como em outras cidades brasileiras, seu crescimento cultural e arquitetônico ligado à exploração da cana-de-açúcar atraiu pessoas de todas as esferas, inclusive artistas. Eles criaram um centro urbano de riqueza e esplendor que rompeu as barreiras do tempo.

Alagoas

Entre os destinos mais procurados de Alagoas estão: a capital, Maceió, com suas praias comparadas às do Caribe, mercados e museus; Maragogi, também à beira-mar, com excelente infraestrutura turística, vários hotéis, pousadas, hotéis fazenda, restaurantes, centros de artesanato e várias opções de lazer; e Penedo, que se destaca pelos festejos de Bom Jesus dos Navegantes. 

Sergipe

Além das praias e atrações do principal polo do estado, a capital Aracaju, as cidades históricas de Sergipe são pontos turísticos relevantes. São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O lugar preserva prédios históricos e vários museus onde há partes importantes da história sergipana.

Bahia

A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, com um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, além de ser berço de típicas manifestações culturais populares, como a culinária típica, a música, e praticamente todas as artes. Salvador, a capital da Bahia, combina a cultura com os prazeres da beira-mar, graças às suas praias, sua Baía de Todos os Santos e o charme da ilha de Itaparica com suas belas vilas de pescadores. Além disso, possui o histórico bairro do Pelourinho, classificado como patrimônio mundial da UNESCO. Entre as principais manifestações culturais estão o carnaval de Salvador, a lavagem do Bonfim, a festa de Iemanjá e as festas juninas no interior.