divulgação – Lei foi elaborada após a explosão de um apartamento onde estava sendo aplicado o impermeabilizante em um sofá

A Defesa Civil de Curitiba fiscalizou oito empresas de reparos de artigos do mobiliário nesta semana inicial do trabalho de vistoria que, a partir de agora, acontecerá periodicamente. O objetivo é evitar irregularidades no manuseio, armazenamento e utilização de materiais perigosos que possam ser utilizados na impermeabilização de móveis.

A fiscalização está sendo feita com base em uma lista do município de Curitiba que mantém o cadastro de todas as empresas que se enquadram em reparos de artigos do mobiliário e que podem vir a fazer a impermeabilização”, explica o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro. Todas as empresas que se enquadrarem nesta Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que é a de código S.95.2.9-1/05-00, devem ter a licença da Defesa Civil de Curitiba, sob pena de multa de R$ 10 mil e cassação do alvará. A empresa pode apresentar defesa, no período de dez dias.

As penalidades estão previstas na lei municipal 15.509/2019 e pelo decreto 1.231/2020, documentos elaborados após a explosão de um apartamento onde estava sendo aplicado o impermeabilizante em um sofá, no bairro Água Verde. Na ocasião, uma criança morreu e outras pessoas ficaram feridas. Em caso de dúvidas, o empresário pode verificar os documentos no site da Defesa Civil ou, ainda, falar com a Defesa Civil pelo telefone (41) 3350-3690.