Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

A Defesa Civil de Curitiba registrou 21 pedidos para retirada de árvores e galhos grandes caídos, além de seis solicitações emergenciais para entrega de lona a famílias atingidas após a chuva desta quarta-feira (11/11). Os pedidos ao município chegaram dos bairros Xaxim, CIC, Ganchinho, Sítio Cercado, Uberaba e Tingui.

Agentes de trânsito fazem as orientações aos motoristas na Rua Nicolau José Gravina, no bairro Cascatinha, onde há bloqueio total próximo à Avenida Cândido Hartmann para retirada de uma árvore.

Continua em alerta o semáforo do cruzamento das ruas Francisco Nunes e Chile, no Prado Velho, com presença dos agentes da Setran no local.

Com a chuva intensa e a elevação do nível de alguns rios que cortam a cidade, as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) fizeram o monitoramento dos territórios onde há áreas de risco de alagamentos. Três famílias que moram no bairro Parolin e tiveram as casas alagadas buscaram atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região, onde pediram colchões.

Na Regional CIC, desde o início da tarde, técnicos percorreram o território para acompanhar de perto as famílias. Nenhuma delas precisou de atendimento.

O Cras Parolin, na Regional Portão, e os cinco Cras instalados na Regional CIC estenderam o horário de funcionamento em uma hora para atender famílias que possam precisar de colchões, cobertores e alimentos.

Durante todo o dia, todas as unidades de acolhimento a pessoas em situação de rua funcionaram com capacidade máxima de atendimento. Se a chuva persistir e a demanda aumentar, a FAS abrirá vagas emergenciais.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas já choveu o equivalente a 62 mm na capital.

Em caso de emergência, o cidadão deve recorrer aos telefones 199 (Defesa Civil – alagamentos), 153 (Guarda Municipal – fornecimento de lona), 156 (Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura – quedas de árvore) e 193 (Corpo de Bombeiros – resgate).