Hully Paiva/SMCS

O novo paisagismo, mais segurança e as atividades culturais e de lazer têm atraído mais famílias ao Passeio Público, revitalizado pela Prefeitura. Com mais gente circulando, melhora também a vida de quem há anos tira o sustento de dentro do parque mais antigo da cidade.

Pipoqueiro no local há 40 anos, Francisco Gois viu o movimento se multiplicar, como os grãos que coloca para estourar na panela, desde dezembro, época da programação de Natal promovida pela Prefeitura no Passeio. As vendas no carrinho de Francisco e sua mulher, Fátima, aumentaram quase 200%.

“Melhorou muito, não tem como comparar. No fim do ano formava fila de gente para comprar pipoca, coisa que nunca acontecia. E o movimento ainda está grande, principalmente no sábado e domingo”, disse Francisco.

O Passeio Público recebe visitantes de várias regiões da cidade. Pessoas de diferentes profissões e idade que buscam um lugar agradável, com natureza e atrações para as crianças.

A médica Giovana Caserta vem do Campo Comprido para o Centro especialmente para passear com a filha Nina. “Ela gosta de pássaros, de peixes, de árvores e de brinquedos. Aqui tem tudo isso e é um lugar muito gostoso”, disse Giovana que começou a frequentar o parque durante as reformas.

Depois de sete anos sem pisar no parque, Tereza Guimarães voltou a frequentar o lugar. Moradora do bairro Mercês, a servidora federal aposentada aproveita para passear com a sobrinha Aurora. “Está muito bem cuidado e com segurança. Ficou muito boa a reforma”, aprovou.

Programação

Com shows de rock, pop, MPB e blues, ninguém fica de fora da programação do Passeio Público para este domingo (23/2) de Carnaval. Uma exposição de 70 carros antigos abre a programação, às 10h, e os show musicais se estendem durante toda a tarde. A programação é gratuita.

A exposição de carros antigos vai até as 18h30, com a saída de todos os automóveis. Carros de destaque nacionais e importados estarão ao lado de seus colecionadores durante todo o dia. Esta reunião é um piloto para o encontro nacional que deverá acontecer na cidade ainda este ano.

Apresentações musicais

Abre a programação cultural o vocalista da banda Relespública, Fábio Elias, que sobe ao palco às 12h ao lado do percussionista Luis Henrique. Mais tarde, às 13h30, Marina Camargo e Marcelo Pereira apresentam o Duo Acordeom Brasileiro.

Legião Urbana, Belchior, Skank e Eric Clapton estão no repertório do Kadu Lambach Trio, às 15h. A programação musical termina às 16h30, com blues ao entardecer executado por Décio Caetano (guitarra) e Doudou (saxofone).

Agenda intensa

Depois de ser revitalizado pela Prefeitura, o Passeio Público também passou a ter uma intensa agenda cultural. O coordenador artístico da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno, comenta a programação.

“Não importa se é Carnaval ou Natal, esse espaço histórico agora está cheio de famílias e de pessoas que voltaram a vê-lo como um ponto de encontro para o lazer”, disse o coordenador.

Serviço: Domingo de Carnaval no Passeio

Local: Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
Data: domingo (23/2), a partir das 10h
Entrada: gratuita

Programação
Exposição de carros antigos

Horário: 10h às 17h

Apresentações musicais
12h – Fábio Elias e Luis Henrique – rock e MPB)
13h30 – Acordeom Brasileiro – show com Marina Camargo e Marcelo Pereira – MPB
15h – Kadu Lambach Trio – pop
16h30 – Décio Caetano (guitarra) e Doudou (saxofone) – blues