Criativos da Escola

Desafio Criativos da Escola 2021 premia iniciativa de escola de Curitiba

(Foto: Reprodução/Sesi)

Após promover uma jornada para crianças e adolescentes de todo país se reconhecerem como protagonistas de histórias de mudanças, o Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, apresenta a lista de premiados do Desafio 2021. A premiação da 7ª edição do Desafio Criativos da Escola selecionou 50 projetos, sendo sete da região Sul. 

Uma das iniciativas premiadas foi o projeto Speak Race - Jogo digital como ferramenta de aprendizagem de Libras, feito por alunos do Colégio Sesi Internacional - Campus da Indústria, localizado em Curitiba. O grupo de alunos tem o intuito de aumentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas.

Após notarem a dificuldade de alguns colegas surdos em se adaptarem e se sentirem incluídos no ambiente escolar, alunos decidiram desenvolver uma forma para facilitar a comunicação entre eles. Para isso, criaram o Speak Race, um jogo no formato de aplicativo para celular com a proposta de ensinar Libras para alunos da educação básica.

No Paraná, outro projeto também apareceu em destaque. MIC - Mulheres Inteligentes e Cientistas, do Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa, de Sarandi (PR)

Para incentivar alunas do ensino médio a seguirem na carreira científica, estudantes criaram um aplicativo com curiosidades, biografias e artigos científicos desenvolvidos por mulheres.

Conheça os outros 6 projetos premiados no sul do Brasil. A lista com os 50 projetos premiados no Brasil, está disponível aqui .