Valquir Aureliano – Desfile de Sete de Setembro em Curitiba

O tradicional desfile comemorativo ao dia Sete de Setembro, nesta sexta-feira (7), tomou a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O desfile tinha início previsto para as 9 horas e previsão de término entre 12h30 e 13 horas. Mas começou apenas às 9h40 — e terminou pouco depois de meio-dia. Os carros militares, grande atração do evento, passaram depois das 10h45.

O público presente teve que conferir o desfile em pé. Na quinta-feira (6), o Corpo de Bombeiros realizou avaliação técnica em todas as arquibancadas montadas para o desfile e identificou irregularidades na montagem das estruturas, além da ausência de documentos obrigatórios. Em razão disso, e para que se preserve a segurança do público, foi determinada a interdição dos equipamentos.

Entre o público do desfile havia faixas de apoio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), que foi esfaqueado na quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG), durante um ato de campanha eleitoral.  

[node:galeria id=583551]

O desfile provocou bloqueios de trânsito nos bairros Bom Retiro, Centro Cívico, São Francisco, Alto da Glória e Juvevê. A interrupção no tráfego de veículos começou já no fim da noite de quinta-feira e segue até as 15 horas da sexta-feira. O trecho do desfile é de aproximadamente 600 metros e a Avenida Cândido de Abreu ficará bloqueada durante o evento entre a Inácio Lustosa, ao lado do Shopping Mueller, e a Ernani Santiago de Oliveira, ao lado da Prefeitura.

Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) e policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) vão orientar motoristas e participantes do desfile.